English Português Español

Assessoria Internacional do CBMDF completa 10 anos

Nesta última terça-feira, dia 13, a Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP), completou seu aniversário de 10 anos, desde sua reestruturação pela Portaria 052, de 13 de julho de 2011.

A Assessoria para Acordos de Cooperação, atualmente chefiada pelo Major Efraim Miranda Lima, é o braço do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal responsável por iniciativas de captação de recursos, desenvolvimento e intermediação de cooperações técnicas entre a corporação e as demais corporações, instituições voltadas para a área de desenvolvimento de cooperações e órgãos governamentais, tanto nacionais quanto internacionais.

Uma das primeiras cooperações técnicas realizadas pelo CBMDF, a nível internacional, ocorreu em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. Como resultado desta parceria, o CBMDF aprimorou suas técnicas com a experiência japonesa e construiu duas torres de treinamento, a Torre Yokohama, inaugurada em 1982 e a Torre Tokyo, inaugurada em 1984.

Após a experiência com os japoneses, a corporação realizou treinamentos com os grupamentos responsáveis pelos combates aos incêndios florestais do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, devido a similaridade e magnitude dos incêndios que assolam a Costa-oeste estadunidense, onde foram capacitados os bombeiros do Distrito Federal, tornando-os referência internacional nessa atividade que representa uma das mais significativas ocorrências no Centro-oeste brasileiro, devido ao longo tempo de estiagem.

Com um papel humanitário importante desempenhado pela corporação, por intermédio da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional, foram desenvolvidos diversos projetos de cooperação técnica internacional com países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Europa.

Nos últimos anos, o CBMDF tornou-se um parceiro com grande potencial da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, onde realizaram projetos que foram desenvolvidos em países sul-americanos e caribenhos.

Com o objetivo de fomentar e aumentar o leque de cooperações e parceiros do CBMDF, a ASCOP vem intermediando visitas entre o Comandante-geral, Cel William Augusto Ferreira Bomfim e Embaixadores e Adidos Militares de diversos países. Tais encontros promovem uma aproximação maior entre o Corpo Diplomático e o CBMDF, possibilitando o desenvolvimento de possíveis Cooperações Técnicas em áreas estratégicas tanto para as nações quanto para nossa corporação.

Dentre as visitas mais recentes e as quais já geram frutos encontram-se a visita do Embaixador do Panamá, do Embaixador da Finlândia, do Adido Militar da Suécia, dos representantes da Embaixada do México, da Representação Comercial da Rússia e dos Adidos Militares da Itália. 

A ASCOP vem crescendo e tem como uma de suas maiores conquistas a integração dos nossos estagiários da área de Relações Internacionais, os quais contribuem diariamente para o desenvolvimento das missões e tarefas administrativas da seção. 

Pular para o conteúdo