English Português Español

Bombeiro é homenageado por atuação heroica em Goiânia

Nesta segunda feira (18), o 3° Sgt Marcelo Luiz, foi homenageado na Câmera Legislativa Distrital, pela bravura de seu ato realizado em incêndio de grandes proporções

 

Na ocasião, o militar contribuiu decisivamente para o sucesso na proteção de vidas e o patrimônio alheio, ainda que com risco à sua própria vida. Tal conduta reforça a disposição integral dos militares do CBMDF, por estarem sempre em alerta, em serviço ou de folga. Tal postura enaltece nossa instituição e os valores cultivados.

Entenda:
No dia 17 de setembro de 2023, após exaustivo plantão de 24h na prontidão do 36º GBM (Recanto das Emas-DF) tendo atendido diversas ocorrências durante a madrugada, quando em retorno ao lar em Goiânia (GO), o SGT Marcelo Luiz, avistou uma imensa nuvem de fumaça muito densa no horizonte do Setor Aeroviário.
Ao chegar ao local, aproximou-se com cautela e encontrou uma aglomeração de pessoas desesperadas e clamando por socorro. Apresentou-se como Bombeiro Militar e determinou que os populares fossem para área segura e que um deles requeresse apoio ao CBMGO, por meio do telefone 193, com urgência.
Ao buscar por informações na cena, imediatamente notou um caminhão ardendo em chamas e outro caminhão-tanque ao lado do fogo. Percebendo a urgência da situação, alertou a guarnição do risco de explosão do caminhão-tanque na indústria ao lado, solicitou apoio para conter o incêndio que se alastrava pela indústria e consumia os veículos e que tinha enorme potencial destrutivo.
O SGT solicitou EPR (equipamento de proteção respiratória) e EPI (equipamento de proteção individual). Diante da situação adversa, sem EPI ou outro material de proteção, após responsável análise de riscos e ameaças, o militar voluntariamente combateu o incêndio horroroso e dantesco que ameaçava um caminhão-tanque, a indústria, os veículos, as residências e moradores da região. O ato heroico foi acompanhado pelos militares do CBMGO que foram fustigados pela coragem e audácia do SGT que com devido preparo, tempestiva tomada da decisão e esforço descomunal agiu com altruísmo e agilidade.
Citando detalhes da ocorrência, o militar revela que usou uma ferramenta conhecida como “corta a frio” para estourar o cadeado e possibilitar o acesso ao imóvel do incêndio, desligou a energia do imóvel, desenvolveu as mangueiras da linha e iniciou o combate com pouquíssima água, sem EPR, sem EPI e com a pressão d’água limitada pela difícil situação. A pronta atuação, preparo e responsabilidade fizeram do militar um responsável direto pelo sucesso da iminente catástrofe.
O CBMDF enaltece o espírito de preparo, comprometimento e heroísmo demonstrado pelo Sgt Marcelo Luiz e sua bravura que ficará para sempre gravada na história dos envolvidos.
Confira a reportagem:
Pular para o conteúdo