English Português Español

Bombeiros cumprem missão em Brumadinho de 05 a 07 de outubro

No primeiro dia da visita de cooperação técnico científica, a delegação do CBMDF chefiada pelo Comandante Operacional, o Coronel Eduardo Mundim foi recepcionada no Posto de Comando da Operação em Brumadinho pelo Subcomandante Geral do CBMMG, o Coronel Erlon, que apresentou de forma geral as atividades desempenhadas pelo CBMMG durante Operação de Busca e Salvamento devido ao rompimento da Barragem de rejeitos, a maior operação de busca e salvamento ininterrupta da história do Brasil.

Posteriormente a delegação assistiu a três palestras sobre as atividades operacionais desenvolvidas em Brumadinho: Operação aérea no local; Atividades de busca e primeira resposta; e cronologia das atividades e estratégias empenhadas na operação.

Na quarta-feira, dia 6, segundo dia da visita de cooperação técnico científica, a delegação do CBMDF foi recepcionada na Academia de Bombeiros Militar, no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte , pelo Comandante da ABM, o Tenente-coronel Passos, que conduziu a delegação ao auditório para início das palestras e fez a introdução dos trabalhos.

O Comandante-geral do CBMMG, Coronel Estevo, conduziu uma breve palestra sobre os desafios do alto comando no gerenciamento de crise e nas atividades desenvolvidas pelo CBMMG durante Operação de busca e salvamento ocorrido na barragem de Brumadinho, a maior operação ocorrida da história do Brasil.

Posteriormente, a delegação assistiu a seis palestras sobre as atividades operacionais desenvolvidas em Brumadinho e fez visita técnica as instalações do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres) e BOA (Batalhão de Operações Aéreas).

Palestra 1 – Palestra sobre aspectos de saúde envolvendo a operação Brumadinho
Palestrante: Ten-Cel Carvalho / Cap Liliane

Palestra 2 – O empenho da comunicação organizacional durante as operações de busca em Brumadinho
Palestrante – Maj Jordana

Palestra 3 – Palestra sobre o ensino do CBMMG, estrutura da ABM e visita às instalações da ABM
Palestrante – Maj Pedro (Subcomandante da Academia de Bombeiros de MG)

Palestra 4 – Palestra com o Comandante Geral do CBMMG
Palestrante – Cel Estevo

Palestra 5 – Palestra sobre a atividade especializada do CBMMG desenvolvidas pelo BEMAD e visita às instalações da Unidade
Palestrante – Maj Cosindey

Palestra 6 – Palestra sobre a atividade especializada do CBMMG desenvolvidas pelo BOA
Palestrante – Maj Dias (Comandante do BOA)

Ao término das palestras a delegação iniciou visita técnica ao BEMAD, com exposição dos equipamentos e viaturas de combate a incêndio e salvamento utilizados nas diversas ocorrências do estado.

Por fim, a comitiva teve oportunidade de conhecer as instalações do BOA, onde foram apresentados as aeronaves, célula de treinamento em helicóptero e seus equipamentos utilizados nas operações aéreas.

 

Pular para o conteúdo