English Português Español

Cadetes do CBMDF participam de jogos nacionais em Porto Alegre – RS

O CBMDF, por meio da Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro, participou da 36º edição dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil, que ocorreu em Porto Alegre – RS, de 27 a 31 de março de 2023.

O evento, que ocorre anualmente, visa integrar as Academias de Polícia e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil por meio de atividades pedagógicas, técnico-profissionais e desportivas.

Participaram ainda desta edição, instituições representando os estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, em um total de 670 militares. 

Modalidades

As modalidades disputadas foram:

– Futebol de campo;

– Futebol de salão; 

– Vôlei; 

– Basquete;

– Jiu-jítsu;

– Natação;

– Xadrez;

– Cadete de aço;

– Atletismo;

– Tiro Policial.

Além dos atletas, outros militares compuseram a delegação do Distrito Federal: Uma militar do Centro de Capacitação Físico, responsável pelo desenvolvimento físico dos cadetes, quatro militares ligados à coordenação do CFO (Curso de Formação de Oficiais), um militar do Centro de Comunicação, um médico ortopedista e uma fisioterapeuta, estes últimos buscando minimizar as lesões decorrentes da prática esportiva e atuar no caso de emergências. O CBMDF já realiza atividades de acompanhamento a fim de minimizar lesões desde o ingresso nos cursos de formação e ao longo da carreira.

A edição anterior ocorreu em Brasília e, por este motivo, a chama foi acesa por militares do Corpo de Bombeiros e da instituição-irmã, Polícia Militar do Distrito Federal.

Medalhas e troféus

O CBMDF encerrou a competição em 4º lugar.

Ouro: 

Atletismo – 3000m – CAD Flávia Meirelles de Souza;

Atletismo – 400m – CAD Amanda Esteves Amaral Lima;

Basquete – CAD David Dias Durães / CAD Douglas Alexandre Nunes Vieira / CAD Guilherme Rebello Rocha Mangueira / CAD José Ranclenisson Lopes Moreira / CAD Lucas Mousinho Macário / CAD Silas Olímpio Prado / CAD João Paulo Tavares Costa / CAD Kalleb Luan Andrade Jorge / CAD Leandro Madeira Araujo Silva / CAD Matheus Miranda Reino e Silva / CAD Daniel Gonçalves Zottich / CAD João Antonio Barroso Bastos Santos Ferreira / CAD Antonio Marcos de Sousa;

Cadete de aço – individual – CAD Flávia Meirelles de Souza;

Jiu-Jitsu – Categoria leve – CAD Lucas Cunha;

 

Prata:

Atletismo – 1500m – CAD Clara Perpétuo de Oliveira;

Atletismo – 100m – CAD Renan Maki de Souza

Natação – 4×50 revezamento – CAD Gabriela Alves Batista Brito / CAD Sharlene Morgana Eugênia Santos / CAD Juliana Brito de Araujo / CAD Marcela Mello Rosa 

Cadete de aço – Individual – CAD Gustavo da Silva Teixeira 

Cadete de aço – Equipe – CAD Gustavo da Silva Teixeira  / CAD Flávia Meirelles de Souza;

 

Bronze:

Natação Livre – 50m – CAD Victor Leão de Sousa Matos

 

Seminário entre os representantes das corporações

Além das competições, ocorreram também palestras entre os representantes das corporações, assim como a criação de uma rede de relacionamentos de trabalho para a troca de informações funcionais e estratégicas contribuindo para uma melhor atuação da segurança pública do país.

Na oportunidade, o Comandante da ABM, Coronel Clayson, ministrou uma palestra sobre os esforços que o CBMDF vem empregando a fim de promover uma melhora na saúde física e mental dos cadetes durante o CFO, refletindo em toda a futura carreira dos militares. Participou do encontro a Chefe da Seção Técnica de Ensino da ABM, Major Nathália Veras, militar responsável por acompanhar o processo educacional dos cursos da Academia.

Dentre as ações do Comando com foco na saúde mental, a Academia já implementou mudanças de resultado imediato, como o incentivo à presença da família dos militares no ambiente escolar (com visitas semanais, às terças- feiras) e segue buscando novas soluções para um ensino e aprendizagem mais eficazes no CBMDF.

 

 

Confira mais imagens do evento:

Pular para o conteúdo