English Português Español

Cadetes do CFO turmas 40 e 41 recebem o Espadim

Foi realizada na manhã desta segunda, 09, a solenidade de entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar aos cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), turmas 40 e 41. O Espadim é símbolo da honra e dignidade do cadete, futuro oficial combatente do CBMDF, e representa o fim de um ciclo marcante na formação dos alunos.

O evento foi realizado na Academia Bombeiro Militar (ABM), e contou com a presença de diversas autoridades, como o Comandante-geral do CBMDF, Cel Willian Augusto Ferreira Bomfim; o Subcomandante do CBMDF, Cel Eduardo José Mundim; o Diretor de Ensino do CBMDF, Ten Cel Júlio Cesar Vasques Setúbal; o Comandante-geral da PMDF, Cel Márcio Cavalcante Vasconcelos; o Secretário de Segurança Pública do DF, senhor Julio Danilo Souza Ferreira, que também representou o Governador do DF; e o Ministro do STM, Almirante de Esquadra, Celso Luiz Nazareth;

O Curso de Formação de Oficiais tem a duração de dois anos e é realizado em regime de internato. O Espadim entregue aos cadetes traz em sua lâmina a inscrição em latim “Alienam vitamet et bona salvare”, que significa “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”. Tal armamento é conferido ao aluno como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, referenciando, também, o dever de responsabilidade para com a preservação da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente, ensinado aos cadetes desde os primeiros passos da carreira do oficialato.

Pular para o conteúdo