English Português Español

Cartilha sobre os golpes nas relações de consumo

A Escola da Defensoria Pública, por via de Edital, executou seleção de defensores públicos em exercício na Defensoria Pública do Distrito Federal para a atividade de conteudista, promovendo de maneira ampla, especializada, meticulosamente elaborada, a difusão, na forma de cartilhas, de conteúdo importante e em linguagem clara para o público que acessa diariamente os serviços da Defensoria.

O Defensor Público Antônio Carlos Fontes Cintra apresentou cartilha sobre os golpes nas relações de consumo.

Trata-se de material extremamente robusto e qualificado, construído por defensor que atua há anos de maneira direta na área em questão, utilizando dados e informações atualizadas e sensivelmente úteis.

O trabalho apresenta de maneira didática e objetiva os golpes mais recorrentes nas relações de consumo em três importantes perspectivas: Golpes no ambiente virtual, nas relações bancárias e na contratação de planos de saúde.

A pesquisa, criteriosamente elaborada, traduz informações relevantes sobre o modo como os golpes acontecem nas relações de consumo, quem são os alvos específicos em cada ação fraudulenta e como averiguar a autenticidade das relações de consumo para evitar prejuízos futuros.

O trabalho apresentado, no que se refere a golpes digitais, trabalha as principais características de operação em mensagens armadilhas, fraudes nas relações por comércio eletrônico, falsos leilões de carros, extorsões por pornografia, golpes relacionados a falsos empregos e empréstimos. Nas relações bancárias, elucida golpes relacionados a empréstimo de conta bancária, depósitos inexistentes, aquisição de empréstimos com pagamento maior do valor das parcelas, falsos boletos para quitação, cartões supostamente fraudados e até mesmo a troca destes na hora dos saques, contratos de empréstimos fraudados. Em relação a fraudes sobre planos de saúde, a cartilha trabalha sobre golpes de inserção fraudulenta em plano de saúde coletivo, compra de carência, falsidade de informações pessoais inseridas em contratos e sobre golpes em promessas de cirurgias bariátricas.

 

Cartilha_Golpes_nas_Relac_amp__807_o_amp__771_es_de_Consumo___compactado.pdf (155 downloads )

Pular para o conteúdo