English Português Español

Catequese para Adultos

A Capelania Católica do CBMDF convida toda a comunidade a participar da catequese, que será ministrada em sua sede, situada no complexo da Academia de Bombeiro Militar, Setor Policial Sul, A/E Nº 3.

Público-alvo: Jovens (a partir de 15 anos) e adultos que queiram receber o Batismo, a Primeira Comunhão e/ou a Crisma. Só poderão receber os sacramentos do Batismo e da Crisma nesta Capelania os bombeiros militares, seus dependentes, os funcionários civis do Corpo de Bombeiros ou os civis que a frequentam por opção pessoal. Todos os demais deverão contar com a respectiva autorização de sua paróquia territorial. É possível a preparação nesta Capelania e a recepção dos sacramentos em outra paróquia, caso o respectivo pároco o autorize.

Certificados poderão ser emitidos sob demanda. Catequista: Padre Fernando Rebouças e alguns palestrantes convidados.
Trata-se de um processo de formação na fé católica, cujo temário inclui:

Aula 01 – O Declínio do Pensamento Humano ao Longo da História. Visão do Mundo de Hoje e Outras Questões – o tripé do mal: materialismo, hedonismo e egoísmo; – Como a Fé Católica é Prevenção e Remédio para Esses Males (os benefícios da fé na vida do homem: as provas da ciência. Doenças modernas e sua relação com problemas espirituais: depressão, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, TOC, dependência química e suicídio).

Aulas 02 e 03 – Coaching Católico: como trabalhar a roda da vida no catolicismo.

Aula 04 – Heresias Prejudiciais à Fé (antigas e modernas, como o docetismo, gnosticismo, relativismo filosófico, panteísmo, Teologia da Libertação, metaforismo etc.); – Provas da Existência de Deus e da Imortalidade da Alma.

Aula 05 – Provas da Historicidade, Divindade e Ressureição de Cristo. Aula 06 – Provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

 Aula 07 – A Questão do Mal (o que é e porque Deus o permite). A Carta Apostólica Salvifici Doloris.

Aula 08 – Espiritismo (reencarnação X ressurreição), Budismo, Islamismo, Judaísmo e Igreja Ortodoxa.

Aula 9 – Protestantismo: Sola Fides, Sola Gratia, Sola Scriptura e Livre Exame à Luz dos Ensinamentos Católicos X Os Três Pilares do Catolicismo (Tradição, Escritura e Magistério).

Aula 10 – As Mentiras sobre a Igreja Católica e as Contribuições do Catolicismo na Construção da Civilização Ocidental.

Aula 11 – O Marxismo Cultural.

Aula 12 – Manipulação Ideológica da Linguagem: da escola à universidade, passando pelos meios de comunicação, o produto é você!

Aula 13 – Nova Ordem Mundial: em que o cristianismo pode ser afetado?

Aula 14 – Engenharia Social: experimentos educacionais e controle das atitudes.

Aula 15 – A História da Salvação: o pecado original, a queda e o resgate operado por Jesus; – A Salvação dos Não Católicos à Luz do Documento Dominus Jesus; O Amor de Deus pela Humanidade.

Aula 16 – Os 10 Mandamentos, os Mandamentos da Igreja e os Tipos de Pecado (pecado original, pecados capitais, pecado venial e pecado mortal

Aula 17 – A Inanição Espiritual e Seus Remédios; – A Oração (definição, postura, oração vocal e oração mental, Lectio Divina, a Liturgia das Horas, as três atenções, os quatro momentos, consolações e desolações espirituais etc.).

Aula 18 – Esoterismo, Ocultismo, Superstições, Satanismo, Exorcismo, New Age etc.

Aula 19 – Os Novíssimos do Homem: juízo particular, juízo universal, salvação, inferno e purgatório (fundamentação bíblica e experiências místicas dos santos).

Aula 20 – Os Sete Sacramentos (fundamentação teológica, matéria e forma, ministro ordinário, requisitos de validade): Batismo, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Ordem, Confissão e Unção dos Enfermos.

Aula 21 – Os Sacramentos do Batismo e da Crisma.

Aula 22 – O Sacramento da Eucaristia.

Aulas 23 e 24 – O Sacramento da Confissão e Como Confessar-se.

Aula 25 – O Sacramento do Matrimônio, o Namoro Católico, a Preparação para o Casamento, a Abertura à Vida e a Família no Projeto de Deus.

Aula 26 – Ordem e Unção dos Enfermos.

Aula 27 – Feminilidade, Vocação e Missão da Mulher: em busca de um feminismo católico.

Aula 28 – O Homem Cristão: uma masculinidade à luz da Bíblia.

Aula 29 – O Culto de Veneração aos Santos: Hiperdulia, Protodulia e Dulia (fundamentação teológica, seu objetivo e utilidade na caminhada cristã). A Comunhão dos Santos.

Aula 30 – Milagres da Fé Católica: Lanciano e alguns outros milagres eucarísticos, corpos incorruptos, Santo Sudário, aparições marianas e milagres de Nossa Senhora.

Aula 31 – Ser Igreja x Estar na Igreja: Igreja em saída conforme as orientações do magistério; dízimo e envolvimento pastoral.

Aula 32 – Aborto e Ideologia de Gênero: por que o Catolicismo não aceita?

Aula 33 – Filmes/livros nocivos ao Cristão: O Segredo, A Cabana, O Código da Vinci, O Evangelho de Judas e Quem Somos Nós?, dentre outros.

Aulas 34 e 35 – Santa Missa, a Grande Desconhecida dos Católicos: a Missa parte por parte, sua mistagogia e liturgia; as visões sobrenaturais do que ocorre numa Missa segundo os místicos da Igreja; a Missa na Bíblia, desde o Antigo Testamento até o Apocalipse.

Aula 36 – O Espírito Santo na Igreja e as vocações.

Aula 37 – O que nos Aguarda após a Morte: a descrição da vida eterna e do céu (fundamentação bíblica e experiências místicas dos santos); – Conclusão do Credo Católico.

Atividades Extras:

1 – Cine Capelania* : Documentários sobre as provas arqueológicas da Destruição de Sodoma e Gomorra, o Dilúvio e a Travessia do Mar Vermelho e as provas da existência do Diabo, com os filmes O Ritual e O Exorcismo de Emily Rose (calendário à parte: 4 encontros das 14h30 às 18h). * Esta atividade fica condicionada às condições sanitárias no período de pandemia.

2 – Conhecendo a Igreja por Dentro (poderá ser virtual, em função das recomendações sanitárias): visitas a mosteiros (Mosteiro da Santa Cruz, em Anápolis) e conventos de vida ativa (Missionárias da Caridade de Madre Teresa de Calcutá) e contemplativa (Carmelitas) e instituições de caridade mantidas pela Igreja (Instituto Dom Orione).

 

Pular para o conteúdo