CBMDF e Força Nacional unem forças no Combate a Incêndios Florestais no Estado do Pará

Uma equipe composta por 30 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) embarcou em uma missão em prol do meio ambiente. Mobilizada pela Força Nacional, a delegação partiu no dia 11 de outubro com destino a Marituba, região metropolitana de Belém – PA, para integrar a Operação Guardiões do Bioma e a Operação Fênix, que visam combater incêndios florestais no Estado do Pará.

Chefiada pelo Major Dourado, a guarnição desembarcou em Marituba em 13 de outubro, pronta para enfrentar os desafios que se apresentariam. O objetivo principal era contribuir ativamente na identificação de focos de incêndio, realizar o reconhecimento dos locais de atuação, atualizar dados meteorológicos na área de atuação e efetivamente combater os incêndios florestais.

A partir de 15 de outubro, os militares foram estrategicamente distribuídos nas localidades com maior incidência de incêndios, ampliando o alcance das operações. Na Ilha do Marajó, o Tenente Mesquita liderou equipes em três municípios: Portel, Cachoeira do Arari e Salvaterra, cada uma composta por 4 militares. O Tenente Modtkowski assumiu a liderança em duas equipes, São Miguel do Guamá com 3 militares e Cametá com 8 militares.

No Município de Belém, 7 militares assumiram a coordenação operacional das cooperações multiagências, análise do status da operação, elaboração do Plano de Ação de Incidente e suporte logístico. Além disso, dos 30 militares designados para missão no Pará, uma equipe composta por 15 militares, foi direcionada para combater incêndios florestais no estado do Amapá, onde permanecerá por mais 17 dias, de 30 de novembro até o dia 17 de dezembro deste ano.

A operação, que teve início em 11 de outubro, estendeu-se até 6 de dezembro, período no qual os militares desempenharam suas funções com dedicação e empenho, enfrentando desafios para proteger a biodiversidade e o patrimônio natural.

O CBMDF reforça seu compromisso com a preservação ambiental e agradece à Força Nacional pela oportunidade de contribuir significativamente nas ações de combate a incêndios florestais, reiterando seu papel fundamental na segurança e bem-estar da sociedade brasileira.