CBMDF forma 5º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – CBRESC/2023

Com a participação de várias autoridades civis e militares, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, realizou uma formatura para certificar os concludentes de mais um curso de especialização para atividades operacionais envolvendo cães em Operações de Busca e Salvamento.

O emprego de cães no serviço de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é uma atividade operacional que vem se consolidando ao logo do tempo, sendo destinada a buscas de pessoas perdidas ou cadáveres dentro do Distrito Federal ou em outras unidades da federação.

O Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães foi criado no ano de 2015, através da Portaria 27, de 17 de julho de 2015, com o intuito de consolidar a doutrina e os procedimentos para os membros das equipes de Busca e Salvamento com Cães por meio da especialização periódica de militares. Desde então, ocorreram quatro edições, nos anos de 2015, 2016, 2019 e 2022. Os militares que logram êxito no curso passam a integrar o seleto grupo de Bombeiros habilitados para desenvolver atividades de busca e resgate com auxílio de seu melhor amigo (Cão). Com a formatura que ocorreu no GBSAL nesta segunda feira, o 5º CBRESC especializou mais 11 (onze) militares, chegando agora a um universo de 55 (cinquenta e cinco) Bombeiros especializados para a realização de operações envolvendo Cães.

Os militares e os cães são capacitados e treinados para realizar buscas de pessoas desaparecidas em ambientes de matas, em situações de escombros e soterramento e em meio aquático (lago, mar, cachoeiras e córregos) para busca de afogados.

Os cães e cinotécnicos do CBMDF, já participaram de diversas operações nacionais de maior magnitude, como a queda do vôo 1907 da Gol, na Serra do Cachimbo, em 2006; no PAN e PARAPAN Rio 2007; na Operação Redentor, em 2011, com o deslizamento da região serrana do Rio; em diversas buscas no estado do Goiás, apoiando o Corpo de Bombeiros Militar do Goiás (CBMGO); atuação em Minas Gerais no Rompimento da Barragem da Mineradora Vale em Brumadinho, em 2019, onde os binômios (condutor/cão) do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram essenciais no apoio e na busca e resgate aos desaparecidos no incidente ocorrido na cidade mineira; em 2021 cumpriu missão internacional no Haiti; na catástrofe ocorrida na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, em 2022; e na Chacina ocorrida em Planaltina-DF, apoiando a Polícia Civil do DF no ano de 2023.