English Português Español

CBMDF ministra Capacitação em Transporte Aeromédico em João Pessoa

O Corpo de Bombeiros de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), ministra nesta semana, de 16 a 20 de agosto, na cidade de João Pessoa – PB, a primeira Capacitação em Transporte Aeromédico (CTRAER) do Estado. O curso terá duração de cinco dias, com doze horas diárias de aula, além de um exercício de sobrevivência.

Os alunos são quatro médicos e quatro enfermeiros do CBMPB, que comporão as tripulações das aeronaves do Estado, diante de missões de transporte de pacientes.

Foram enviados seis militares do nosso Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP), entre pilotos, médicos e operadores aero-táticos. As instruções visam preparar os militares para as particularidades do emprego de aeronaves no transporte de feridos, a segurança de vôo, as alterações fisiológicas, tanto no paciente quanto na tripulação. O exercício de sobrevivência simula um acidente em área remota e expõe os alunos aos diversos fatores estressores de um acidente aeronáutico.

O CBMDF é pioneiro nesse tipo de capacitação, cooperando com diversos outros entes da Federação. A importância da CTRAER pode ser sentida, por exemplo, nas centenas de transferências de pacientes com COVID-19, levados de um Estado a outro em razão das vagas hospitalares. Vítimas de acidentes de trânsito, queimaduras, acidentes vasculares cerebrais e diversas outras patologias terão um atendimento mais específico quando da necessidade de remoção aérea.

O Comando do CBMDF parabeniza os nossos instrutores, pela dedicação, capacidade técnica e abnegação. Saudamos os novos operadores e o CBMPB, entidade irmã. Sejam bem-vindos ao seleto rol de Heróis Alados.

A nossa ajuda vem do céu!

Pular para o conteúdo