English Português Español

CBMDF mostra ao mundo alto nível de preparo

Dedicação e vitórias do Distrito Federal na edição 2024 que envolveu 25 países

O CBMDF representou o Brasil pela segunda vez em uma das maiores provas do mundo de Toughest Firefighter Alive (TFA), conhecida como Bombeiro Durão. A edição de 2024, que teve duração de seis dias participaram ao todo 108 bombeiros, ocorreu na Arábia Saudita e contou com provas no edifício da petrolífera árabe Saudi Aramco, e em uma arena espetacular na cidade de Dhahran.

A abertura do evento ocorreu com a competição de Subida de Escadas, realizada no magnífico edifício de Ithra. A estrutura de 13 pavimentos, com vários pés direitos duplos, tornaram a prova similar a um prédio de 22 andares. O Bombeiro compete completamente equipado com EPI de incêndio e EPR às costas em busca do menor tempo.

Todos os atletas da delegação participaram da corrida, alcançando Ouro pelo desempenho da Sgt Luiza (CECAF) e Prata com a Sgt Vanessa Rocha (CETOP) (categoria 40-44). Duas medalhas de Bronze também foram alcançadas na prova, nas categorias 40-44 e 50-54, respectivamente pelos ST Bernardo e Sgt R Junior.

Medalha de ouro também nos revezamentos, em uma disputa acirrada com apenas 2 segundos de vantagem contra a equipe da República Tcheca (prata), e Estados Unidos (bronze). A prova na qual cada atleta realiza uma das fases, foi composta pelo time ST Bernardo, Sgt Luiza, Sgt Vanessa Rocha e Sgt Ribamar.

Na sequência tivemos as disputas do TFA individual por categorias e a participação brasileira foi mais uma vez destacada. Sgt Luiza logrou ouro na categoria e terceiro melhor tempo feminino na prova, garantindo vaga na final do TFA. ST Bernardo foi prata e Sgt Vanessa Rocha bronze. Sgt Luiza na final ainda conquistou o bronze geral feminino do evento, estabelecendo a melhor classificação individual dos brasileiros na competição.

O líder da modalidade, ST Bernardo, destaca a relevância da participação no evento, pela oportunidade de interação com bombeiros de várias realidades e corporações de todo mundo, com troca de experiências que contribuem para o aprimoramento técnico, a capacitação física e o conhecimento de novas tecnologias envolvidas no serviço emergencial de bombeiros.

A corporação possui tradição em participações nesse tipo de prova, lembrando das participações anteriores em 1996, 2006 e recentemente na edição de 2022 da Aramco Firefighter Challenge, conquistando os primeiros lugares gerais da prova, com o Maj Fabrício e com a Sgt Sara Gómez, respectivamente.

O Comando parabeniza os atletas e todos os envolvidos no preparo e na participação da competição.

Preparo e excelência caminham juntos.

Confira as imagens:

 

Pular para o conteúdo