English Português Español

CBMDF na luta pela Prevenção de Incêndios

Em decorrência  dos últimos incêndios ocorridos no Distrito Federal, em especial os residenciais, o CBMDF reforça que a prevenção é fator preponderante para manter a sociedade consciente dos riscos à vida e na busca por atitudes que mitiguem as consequências dos incêndios.

A Corporação, por meio da Assessoria Técnico-Administrativa (ASTAD) e da Diretoria de Investigação de Incêndios (DINVI), vem trabalhando com esse foco, por meio de alguns projetos voltados diretamente para a educação pública para a prevenção de incêndios.

Um exemplo deste trabalho pode ser visto nos painéis fixados nas viaturas de socorro da Corporação. Desde 2020 a população confere os alertas, dicas de prevenção, como por exemplo em um painel se lê “pequenas chamas podem se tornar grandes incêndios”. Ou ainda apresenta dados assim: “20% dos incêndios em residências são causados por velas” ou informações sobre boas práticas de prevenção, como “Nunca se afaste do fogão ao cozinhar”. Além das mensagens diretas, os painéis possuem um QR-Code que aponta para uma página da Instituição, onde as pessoas podem acessar várias informações seguras voltadas para a prevenção de incêndios.

A DINVI, ancorada em pesquisas atuais, desenvolveu uma série de cartilhas com dicas sobre: cuidados com gás liquefeito de petróleo (GLP), cuidado com o uso de velas, segurança ao usar carregadores veiculares, como proteger sua residência de incêndio em vegetação. Todas essas cartilhas estão disponíveis na área “Dicas do Bombeiro” da página do CBMDF.

Outro projeto realizado pela Corporação é resultado de uma cooperação técnica internacional entre o CBMDF e o National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos, foi a cartilha “Como fazer um plano de fuga em caso de incêndio residencial”. Sendo ela direcionada para o público infantil e estruturada em princípios pedagógicos consolidados, a cartilha é um importante instrumento de conscientização para que as famílias saibam como proteger suas vidas em caso de um incêndio residencial.

Confira:

www.cbm.df.gov.br/dicas-do-bombeiro/

Pular para o conteúdo