CBMDF Realiza Capacitação na Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Ceilândia

Na segunda-feira (15), em Ceilândia-DF aconteceu a 1ª Capacitação em  Sustentabilidade destinada a 23 agentes A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) dos Grupamentos Bombeiro Militar, juntamente com professores representantes de 23  escolas públicas de diversas administrações regionais. A capacitação se deu nas instalações da Usina de Tratamento Mecânico Biológico do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) e faz parte de uma das etapas da 4ª Gincana de Sustentabilidade do CBMDF em parceria com escolas da SEEDF e ADASA.

Com o objetivo de capacitar militares e professores, ao longo do dia temas relevantes como gestão de resíduos, políticas públicas ambientais e o funcionamento da usina foram apresentados por Vinícius Abreu – gerente da Usina-SLU e os engenheiros ambientais Leonardo Yamada e Yuseiji Brant. Além de todo trabalho mecânico, a Usina conta com o trabalho manual de profissionais das cooperativas associadas na separação de materiais reciclados.

A escolha da Usina de Tratamento Mecânico Biológico do SLU como local para sediar a capacitação foi estratégica, destacando a importância da gestão adequada de
resíduos sólidos e a necessidade de adotar práticas sustentáveis em todas as etapas do processo.

A Comissão A3P acredita que a educação e a conscientização são fundamentais para construir um presente e futuro mais sustentável e equilibrado. Esta capacitação é um exemplo de como multiplicar o conhecimento e a responsabilidade de todos nós com o meio ambiente, pois o tratamento adequado ao lixo que produzimos é um dos maiores desafios, sobretudo dos grandes centros urbanos.