English Português Español

Combate aos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou no combate aos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no estado de Goiás, no período de 16 de setembro à 1º de outubro de 2021. Foi enviado um efetivo total de 44 militares, 05 viaturas, além de equipamentos indispensáveis para o cumprimento da missão. A força tarefa para os combates à incêndios na região foi composta pelo Corpo de Bombeiro Militar do DF e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO).

O relevo da região dificultou bastante os combates, de forma que, por vezes, os militares precisavam caminhar horas até chegar aos focos dos incêndios. Para o sucesso da missão, o Posto de Comando foi estabelecido no Aeroporto de Alto Paraíso – GO, o CBMDF utilizou os equipamentos disponíveis da corporação, dentre eles as bombas de alta vazão, motosserras, sopradores e equipamentos de altura, contudo, o destaque ficou por conta do Drone Zangão 04, que permitiu uma melhor visualização e reconhecimento dos locais dos incêndios, de modo a auxiliar no planejamento e execução da missão.

Imagens de satélites também deram apoio as equipes em solo. As mesmas foram obtidas pelo Programa Brasil M.A.I.S em convênio com o CBMGO e ICMBIO além do acesso a dados públicos divulgados pelo INPE.

Mapa confeccionado com imagens PLANET – Programa Brasil M.A.I.S

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo