English Português Español

Comissão de Inventário Patrimonial

A Comissão de Inventário Físico Anual de Bens Móveis, Imóveis e Semoventes (CIFAMIS) é composta por Bombeiros Militares, Oficiais e praças, nomeados em Boletim conforme o Plano Anual de Auditoria Interna do CBMDF. Existe uma comissão geral, e uma subcomissão para cada Organização Bombeiro Militar.
O Inventário é uma ferramenta de controle do Governo do Distrito Federal (GDF) para fiscalizar os bens permanentes em uso nos órgãos.
O trabalho da Comissão de Inventário é relevante para que a Corporação possa manter atualizados os registros e o controle dos bens, sendo possível constatar eventuais danos, extravios ou quaisquer outras irregularidades que possam acarretar prejuízo ao CBMDF.

Método:
A metodologia utilizada pela Comissão está prevista nas Instruções Normativas nº 01, de 17 de agosto de 2015, e nº 04, de 11 de setembro de 2017, do Subsecretário de Contabilidade da Secretária de Estado de Fazenda do Distrito Federal, em observância ao disposto no Capítulo X do Decreto nº 16.109, de 1º de dezembro de 1994.

Assim, a Comissão realiza o levantamento de toda a carga patrimonial da Corporação, com base nos Relatórios de bens móveis e imóveis elaborados pelas Subcomissões de cada OBM. Faz-se a conferência documental completa e a conferência física por amostragem. Em 2021, houve conferência física na Seção de Rádio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITIC) e no Colégio Militar Dom Pedro II (COSEA).

O trabalho de inventário inclui diversas tratativas com o Centro de Suprimento e Materiais (CESMA), que emite junto aos sistemas do GDF e encaminha à Comissão documentos da carga geral de bens imóveis, presta esclarecimento, regulariza situações de carga,etc. Após análise, a documentação final da Comissão de Inventário Patrimonial é encaminhada para constar do Processo de Tomada de Contas do Ordenador de Despesas.
   
Pular para o conteúdo