English Português Español

10ª Reunião do Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF

Na tarde desta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022, no Salão Nobre do Palácio Imperador Dom Pedro II, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) continuou a percorrer seu caminho em direção ao avanço da maturidade institucional em Gestão de Riscos.

Foram abertos os trabalhos do Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF no ano de 2022 por meio da décima reunião do Comitê Gestão de Riscos, onde estiveram presentes os titulares e representantes dos setores, a saber: Subcomando-geral; Estado-Maior-Geral – EMG; Departamento de Recursos Humanos – DERHU; Departamento de Administração Logística e Financeira – DEALF; Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia – DEPCT; Departamento de Segurança contra Incêndio – DESEG; Diretoria de Gestão de Pessoal – DIGEP; Diretoria de Inativos e Pensionistas – DINAP; Subcomando-Operacional; Estado-Maior Operacional; Centro de Comunicação Social; Centro de Inteligência; e Seção de Gestão Estratégica e Projetos, do Estado-Maior-Geral.

Na reunião foi apresentada a situação da Implantação da Gestão de Riscos no Departamento de Recursos Humanos – DERHU. Ademais, foi apresentado o questionário referente ao trabalho de auditoria baseada em riscos no âmbito do CBMDF desenvolvido pelos auditores de Controle Interno da Diretoria de Auditoria de Integridade e Riscos – CGDF. Também foi aprovado o indicador destinado aferir a taxa de implantação de gestão de riscos nas Diretorias do corporação.

Algumas das decisões relacionadas à gestão de riscos emanadas na reunião de governança da semana anterior foram diretamente repassadas à gestão de riscos por meio do presidente do Comitê de Gestão de Riscos, o Subcomandante-geral, que é um dos membros do Comitê Interno de Governança.

Dessa forma, as diretrizes da governança foram repassadas sem ruídos à gestão de riscos, dentro de um fluxo de informações linear que atingiu diretamente os chefes de departamento, que por sua vez são membros do Comitê de Gestão de Riscos e Chefes de seus respectivos Subcomitês de Gestão Riscos. Fato que reforça a estratégia de utilização do modelo de três linhas de defesa no CBMDF.

Pular para o conteúdo