English Português Español

Cooperação Internacional: CBMDF e Embaixada do Japão

No dia 20 de fevereiro, ocorreu uma reunião entre a Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Cel. Mônica de Mesquita Miranda e Secretária de Segurança e Adida Policial da Embaixada do Japão no Brasil, Sra. Kana Tachi e a secretária-executiva, Sra. Ammy Tomoyasu.
Durante o encontro, foi discutida a longa parceria entre o CBMDF e o Japão, que data desde a década de 1980, quando os japoneses compartilharam sua expertise em perícias de incêndio, e levou a criação das torres operacionais Tokyo e Yokohama, usadas nos treinamentos da Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal (ABMIL). Na ocasião, foi discutida a participação de bombeiros do CBMDF em cursos coordenados pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), oportunidade exaltada na reunião pela Subcomandante do Corpo de Alunos da Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Primeira-tenente Clara Tamy Sarty Seó, que participou de um dos últimos cursos ofertados aos bombeiros do Brasil e expôs como os conhecimentos adquiridos foram enriquecedores. Foram abordados temas sobre as próximas seleções técnica operacionais, cujos processos já foram iniciados pela ASCOP (Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional).
Participaram do encontro o Chefe da Assessoria Internacional do CBMDF, Major Hugo da Silva Melo, Sgt. Valdério Veloso, Assessor de Relações Internacionais, Sgt. André Neves, Assessor de Cooperação Técnica e a estagiária de Relações Internacionais, Srta. Nathália Rabelo.
Pular para o conteúdo