Cooperação Internacional CBMDF e POLITUR

No dia 10 de julho de 2023, ocorreu a reunião no Salão Imperador Dom Pedro II, no Quartel do Comando Geral do CBMDF, que contou com a presença do Major Hugo, Chefe da Assessoria para Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP), Capitão Carvalho, Chefe da Delegação, Tenente Caroline, Tenente Madeira, Tenente Felipe Melo, Sargento Rebeca Ferrari.

A reunião tratou da viagem para capacitação em atendimento pré-hospitalar básico através do curso CAPH-B via acordo de cooperação entre o CBMDF – Brasil com a Polícia Nacional e a Polícia Turística (POLITUR) da República Dominicana. A viagem teve destino Punta Cana, na República Dominicana e ocorreu no período de 16 de junho a 02 de julho de 2023.
O Capitão Carvalho, chefe da delegação, agradeceu em nome da equipe e entregou à Comandante o quadro presenteado pela Polícia Turística da República Dominicana – POLITUR, em reconhecimento e agradecimento ao curso ministrado. Explicou como a experiência agregou à carreira, evidenciando detalhes importantes da prática de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Acrescentou o feedback positivo da corporação dominicana. Além do objetivo principal, apontou como objetivos adicionais firmar o nome do CBMDF e do GAEPH como referência internacional na atividade operacional de atenção pré-hospitalar, firmar o GAEPH como polo de doutrina, ensino e treinamento na área, capacitar e dar experiência e treinamento para a equipe de instrutores, estreitar os laços entre a República Dominicana, o CBMDF e o Brasil.

Antes do curso, os alunos não possuíam conhecimentos específicos em APH. Durante o período do curso, foi observado em ocorrência real a habilidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas. A delegação pode constatar a significativa referência positiva deixada pelo CBMDF nesse sentido.