Cooperação Técnica Internacional CBMDF / Embaixada Italiana: Parceria e Troca de Experiências

Na tarde do dia 30 de janeiro de 2024, a Excelentíssima Comandante-Geral Cel. Mônica de Mesquita Miranda recebeu o senhor Andrea Desogus, Primeiro-Secretário Chefe da Chancelaria Consular da Itália no Brasil, o senhor Davide Castellani, Primeiro-Secretário da Embaixada da Itália, a senhora Ana Luiza Cavalcanti, Adida Administrativa e a senhora Gabriela Natali, Adida Consular, membros da Delegação da Embaixada da Itália em Brasília.
O Major Hugo da Silva Melo, Chefe da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP), Sargento Valdério Veloso, Assessor de Relações Internacionais, Sargento Vanessa Neves, assessora internacional, a senhora Nathália Rabelo, a senhora Luana Freitas e o senhor Guilherme Alencar, estagiários de Relações Internacionais, coordenaram as tratativas para a realização do encontro técnico entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a Embaixada da República Italiana no Brasil.
Durante a reunião, o Sr. Andrea Desogus parabenizou a Comandante-Geral pela nomeação e agradeceu o contínuo apoio dos bombeiros à Representação Diplomática italiana. Ele explicou a necessidade, conforme a legislação italiana, de capacitar periodicamente a equipe da embaixada para responder a emergências. Interessado nos detalhes do treinamento, questionou sobre período, horário, material e local, considerando a possibilidade de realização na Embaixada ou nas instalações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
A Comandante-Geral e o Major Hugo compartilharam informações sobre treinamentos de primeiros socorros e combate a incêndio realizados anteriormente em outras embaixadas, concordando em ajustar os detalhes técnicos por e-mail, após consultar os grupamentos especializados do CBMDF. A Comandante expressou a satisfação do CBMDF em oferecer o serviço, também como gesto de gratidão pela recepção positiva durante a missão internacional realizada pelo CBMDF na Itália em outubro de 2023.
O encontro foi encerrado com uma agradável conversa sobre as similaridades entre os povos de ambos os países e uma troca de presentes institucionais entre a Comandante-Geral e o Sr. Andrea. Em nome da delegação, o Sr. Davide agradeceu a recepção calorosa e os brindes entregues pelo CBMDF.