English Português Español

Curso para Gestantes e Casais Grávidos

O Curso da Enfermagem para Gestantes e Casais Grávidos é uma das etapas do Programa para Gestantes que a Seção de Enfermagem da POMED está implementando. O curso acontece uma vez por semana, em quatro encontros com duração de 4h cada, totalizando 16h ao final do curso.

O público alvo são gestantes e casais (militares ou dependentes) preferencialmente com idade gestacional acima de 28 semanas, para que haja maior aproveitamento das informações transmitidas. Cada gestante tem direito a 1 (um) acompanhante de sua escolha.

Este é um curso preparatório para o parto e pós-parto e tem o intuito, além de oferecer informação de qualidade à gestante/casal sobre as boas práticas profissionais para o parto e pós-parto, ser ambiente de apoio, acolhimento e compartilhamento de dúvidas, anseios, possíveis medos e expectativas tão comuns nessa fase de mudanças físicas e emocionais da mulher/casal.

O curso aborda temas como: fases do trabalho de parto e parto, intercorrências no parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e puerpério. Aborda ainda aspectos psicossociais da gestação, produzindo atividades educativas participativas para a promoção da saúde, fundamentais para a aquisição de conhecimentos sobre o processo de gestar e parir de forma humanizada favorecendo a vivência da gestação de forma positiva e auxiliando na redução dos riscos de complicações.

Espera-se que a gestante/casal ao final do curso tenha se apropriado do conhecimento e se sinta confiante e com autonomia para a tomada de decisões relativas a todo o ciclo gravídico-puerperal.

As inscrições para a próxima turma ocorrerão até o dia 21/04/2022 através do email pomed.gestantes@cbm.df.gov.br, onde as gestantes serão orientadas a preencher um formulário. Serão ofertadas 5 (cinco) vagas e, caso haja mais demanda do que a quantidade de vagas disponíveis, será dada prioridade  às gestantes com idade gestacional mais avançada. As gestantes excedentes formarão um cadastro reserva para compor o grupo do mês seguinte.

O curso será realizado na sala de reuniões da Policlínica Médica nos dias 28 de abril e 5, 12 e 19 de maio, sempre das 13h30 às 17h30. As facilitadoras serão a 2º Ten Paula Machado e 1º Ten Letícia, enfermeiras obstetras.

Recomendamos que as gestantes/casais inscritos no curso venham com roupas confortáveis para participarem da parte prática do curso e que tragam seu lanche pessoal e garrafinha de água.

 

Pular para o conteúdo