English Português Español

Dia da África

No dia 26 de maio, a Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal, no Setor Policial Sul, recebeu Embaixadores e representantes Africanos das 32 representações Africanas no Brasil, e seus convidados em celebração ao Dia da África.

O continente Africano tem 54 países, do quais 32 estão representados no Brasil. É o grupo de Embaixadores destas representações que, anualmente, organiza e celebra esse evento. Conforme explica o SE Sr. José Pedro Máximo Chandre D’ Oliveira, Embaixador de Cabo Verde, o evento aconteceu “em homenagem à criação da Organização da Unidade Africana (OUA) em Addis Adeba (Etiópia) em 1963, num período ainda colonial em que os países, já independentes, procuravam mostrar uma outra África capaz de se unir e ser ouvida e tida em conta o concerto das nações, nessa nova Ordem mundial dos anos 60 do século passado”.

O embaixador ainda conta que a data, por sua especial importância, é comemorada “pela grande maioria dos países africanos” sendo “venerada por africanos e descendentes, espalhados pelas grandes diásporas por este mundo afora, numa atitude de Dignidade e de esconjurar aquela África marcada pela guerra permanente, pelo terrorismo, pelas epidemias, secas, fomes e desnutrição.”

E destaca não ser “por acaso que o slogan da União Africana para o ano 2022 é: SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR E NUTRICIONAL”. Assunto que, em sua opinião, pauta-se como de fundamental importância para a humanidade, que somente poderá “sonhar com a felicidade a partir do dia em que houver alimentação condigna para todos”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal saúda as representações Africanas no Brasil e manifesta seu orgulho em sediar evento de tamanha envergadura e importância para o povo Africano, desejando sucesso ao evento e, principalmente, que as honrosas pretensões nele traduzidas possam se materializar em um caminho para a felicidade.

Confira as imagens:

Confira a programação:

Pular para o conteúdo