English Português Español

Dia do Farmacêutico

Em 20 de janeiro comemora-se o dia do Farmacêutico, uma categoria profissional valorosa na área da saúde.

Em meio à pandemia de Covid-19, o profissional farmacêutico se destacou sobremaneira. Enquanto o mundo se fechou em casa, as portas da ciência se abriram em busca de uma solução para a doença. E foi então que, atuando no desenvolvimento de testes diagnósticos, no acompanhamento laboratorial das infecções, bem como em todas as etapas de produção das vacinas contra a Covid-19, desde as pesquisas de desenvolvimento até a aprovação pela Anvisa para uso nas campanhas de imunização, lá esteve e ainda está o Farmacêutico.

Nossa Corporação é privilegiada ao contar com Oficiais Farmacêuticos, em atividade e em formação militar, que conduzem com extrema dedicação os serviços laboratoriais humanizados e de excelência no Laboratório de Análises Clínicas da POMED, otimizando os recursos do CBMDF e assistindo à família bombeiro militar.

Parabéns a todos os Farmacêuticos por esta feliz data!

“O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir. Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate – e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico.” (Monteiro Lobato)

Pular para o conteúdo