O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora hoje (5) o Dia Nacional das Comunicações com o lançamento da marca de seu Centro de Comunicação Social e sua apresentação.
No dia 05 de maio é celebrado o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil. Por esse motivo, por vezes, a referida data é mencionada como “Dia de Rondon”.
A comunicação é algo inerente às atividades humanas – e dos seres vivos em geral –, tendo sido instrumentalmente praticada desde os tempos mais remotos, sendo anterior até mesmo ao desenvolvimento da escrita. Com o tempo, as sociedades que se constituíram foram, gradativamente, construindo e aperfeiçoando diferentes métodos que envolviam a emissão e recepção de mensagens, estabelecendo a comunicação entre os mais diversos lugares.
Lançamento da marca do Centro de Comunicação Social– construção da marca
Manual de Marca do Cecom (33 downloads )O conceito da marca consiste na comunicação partindo do CBMDF através do seu Centro de Comunicação Social, como centro difusor de informação e conhecimento para os quatro cantos do país e do mundo, assim como para todas as pessoas sem qualquer distinção.
Essa inter-relação se constrói com o uso das machadinhas cruzadas (que podem ser douradas ou simulando madeira, aplicação que varia de acordo com o uso) e da estrela dourada que juntos compõem a arma representativa do Corpo de Bombeiros, colocadas no centro da marca, de onde partem 4 ( quatro ) setas que simbolizam justamente a saída e a direção do fluxo de informação partindo do CBMDF em direção aos 4 ( quatro ) cantos da sociedade. As setas se dividem em duas cores representativas do CBMDF, a esquerda na cor cinza aparece a inscrição CECOM indicando o Centro de Comunicação Social, a direita sobre a cor vermelha aparece a inscrição CBMDF, indicando que o Cecom é um centro integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Centro de Comunicação Social
O Centro de Comunicação Social é o órgão central do sistema de comunicação social da corporação. Seu trabalho consiste em realizar o planejamento estratégico da comunicação corporativa, definir o público estratégico – público interno (bombeiros) e externo (população), informar sobre assuntos inerentes à profissão bombeiro militar, promover campanhas educativas, produzir materiais institucionais para divulgação, planejar o relacionamento com a imprensa, além de realizar cerimoniais (solenidades diretamente ligadas ao Comandante-Geral) e gerir a Banda de Música do CBMDF.
Assessoria de imprensa
Na assessoria de imprensa se estabelece uma relação com os jornalistas, regionais e até nacionais, em que se recebe as demandas de notícias, são apuradas e respondidas. Também é feito o trabalho de promoção da imagem corporativa, com avisos de pauta, notas de esclarecimentos, gerenciamento de crises, etc.
Vale ressaltar que o CBMDF criou o Serviço Operacional de Informação Pública – SOINP, com bombeiros treinados no relacionamento com a imprensa. Eles vão às ocorrências de grande vulto em andamento, apuram as informações do que acontece, se há vítimas, produzem imagens e repassam aos repórteres, via aplicativo. Este trabalho ajuda a diminuir o ruído na comunicação, assim as notícias são divulgadas de maneira assertiva e preserva a imagem do Corpo de Bombeiros.
Relações Públicas
Consiste no trabalho de relacionamento com os públicos interno e externo, onde é produzido todo o material de comunicação para os bombeiros e à população, dentre eles, produção e divulgação de notícias, informativos institucionais, campanhas educativas, ações corporativas e sociais.
Redes Sociais e Produção
O Corpo de Bombeiros Militar do DF está inserido nas redes sociais e trabalha diariamente para se manter atualizado, produzir conteúdo e interagir com seus usuários. Para tal é preciso conhecer bem a corporação em geral, estar a par dos acontecimentos referentes à corporação e sociais, planejar as ações, contar com uma boa e talentosa produção…
O site da corporação www.cbm.df.gov.br é uma importante ferramenta de comunicação com os públicos interno e externo. Nele é possível se informar sobre tudo o que acontece na corporação, acessar serviços prestados à comunidade, como os de segurança contra incêndio e a Carta de Serviços, além do acesso interno dos militares, como boletins gerais, acesso aos sistemas de saúde e informações internas.
Nas redes sociais a corporação está presente no Facebook – Corpo de Bombeiros Militar do DF, Instagram – @cbmdf, Twitter – @cbm_df e YouTube – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Nestes canais a comunicação está direcionada à população em geral com a divulgação de ações da corporação, informações preventivas e educativas, ocorrências em andamento e etc. Esta é uma excelente oportunidade para interagir com as pessoas e obter respostas do conteúdo que elas querem e conhecer mais do Corpo de Bombeiros.
Cerimonial
Esta é a área do CECOM responsável pela produção e execução das solenidades do comando geral, que seguem protocolos estabelecidos em lei. A equipe de cerimonial, que realiza a locução dos eventos, também é responsável pela Rádio Bombeiros Web.
A Rádio Bombeiros Web possui uma programação diária, com três programas ao vivo, de 13h às 15h, onde você pode pedir suas músicas e deixar recados para os ouvintes. Participa dos eventos internos e Externos (Como cerimonialistas, organização de eventos – seminários, Workshop, etc.). Também replicam notícias, dão dicas de prevenção à acidentes, informativos e fazem entrevistas.
Banda de Música do CBMDF
A Banda de Música do CBMDF é subordinada ao Centro de Comunicação Social e seus militares pertencem ao quadro de Músico Bombeiro Militar. Todos são musicistas formados, realizam treinamentos diários para encontrar-se em condições de bem executar canções, hinos pátrios, obras do repertório sinfônico, popular e religioso, com vistas a estimular o patriotismo e demonstrar, de forma educativa, um panorama musical diversificado, a executar a parte musical das honras militares inerentes às autoridades, participar de eventos de interesse da Corporação, desfiles militares, eventos e ações da corporação. Cabe o destaque para o projeto “Banda até você”, que arrecada alimentos em apresentações e leva para instituições em todo o DF.