Dia Nacional das Comunicações e lançamento da marca do Centro de Comunicação Social

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora hoje (5) o Dia Nacional das Comunicações com o lançamento da marca de seu Centro de Comunicação Social e sua apresentação.

No dia 05 de maio é celebrado o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil. Por esse motivo, por vezes, a referida data é mencionada como “Dia de Rondon”.

A comunicação é algo inerente às atividades humanas – e dos seres vivos em geral –, tendo sido instrumentalmente praticada desde os tempos mais remotos, sendo anterior até mesmo ao desenvolvimento da escrita. Com o tempo, as sociedades que se constituíram foram, gradativamente, construindo e aperfeiçoando diferentes métodos que envolviam a emissão e recepção de mensagens, estabelecendo a comunicação entre os mais diversos lugares.

 

Lançamento da marca do Centro de Comunicação Social– construção da marca

Manual de Marca do Cecom (15 downloads)

O conceito da marca consiste na comunicação partindo do CBMDF através do seu Centro de Comunicação Social, como centro difusor de informação e conhecimento para os quatro cantos do país e do mundo, assim como para todas as pessoas sem qualquer distinção.

Essa inter-relação se constrói com o uso das machadinhas cruzadas (que podem ser douradas ou simulando madeira, aplicação que varia de acordo com o uso) e da estrela dourada que juntos compõem a arma representativa do Corpo de Bombeiros, colocadas no centro da marca, de onde partem 4 ( quatro ) setas que simbolizam justamente a saída e a direção do fluxo de informação partindo do CBMDF em direção aos 4 ( quatro ) cantos da sociedade. As setas se dividem em duas cores representativas do CBMDF, a esquerda na cor cinza aparece a inscrição CECOM indicando o Centro de Comunicação Social, a direita sobre a cor vermelha aparece a inscrição CBMDF, indicando que o Cecom é um centro integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

 

Centro de Comunicação Social

O Centro de Comunicação Social é o órgão central do sistema de comunicação social da corporação. Seu trabalho consiste em realizar o planejamento estratégico da comunicação corporativa, definir o público estratégico – público interno (bombeiros) e externo (população), informar sobre assuntos inerentes à profissão bombeiro militar, promover campanhas educativas, produzir materiais institucionais para divulgação, planejar o relacionamento com a imprensa, além de realizar cerimoniais (solenidades diretamente ligadas ao Comandante-Geral) e gerir a Banda de Música do CBMDF.

 

Assessoria de imprensa

Na assessoria de imprensa se estabelece uma relação com os jornalistas, regionais e até nacionais, em que se recebe as demandas de notícias, são apuradas e respondidas. Também é feito o trabalho de promoção da imagem corporativa, com avisos de pauta, notas de esclarecimentos, gerenciamento de crises, etc.

Vale ressaltar que o CBMDF criou o Serviço Operacional de Informação Pública – SOINP, com bombeiros treinados no relacionamento com a imprensa. Eles vão às ocorrências de grande vulto em andamento, apuram as informações do que acontece, se há vítimas, produzem imagens e repassam aos repórteres, via aplicativo. Este trabalho ajuda a diminuir o ruído na comunicação, assim as notícias são divulgadas de maneira assertiva e preserva a imagem do Corpo de Bombeiros.

 

Relações Públicas

Consiste no trabalho de relacionamento com os públicos interno e externo, onde é produzido todo o material de comunicação para os bombeiros e à população, dentre eles, produção e divulgação de notícias, informativos institucionais, campanhas educativas, ações corporativas e sociais.

 

Redes Sociais e Produção

O Corpo de Bombeiros Militar do DF está inserido nas redes sociais e trabalha diariamente para se manter atualizado, produzir conteúdo e interagir com seus usuários. Para tal é preciso conhecer bem a corporação em geral, estar a par dos acontecimentos referentes à corporação e sociais, planejar as ações, contar com uma boa e talentosa produção… 

 

O site da corporação www.cbm.df.gov.br é uma importante ferramenta de comunicação com os públicos interno e externo. Nele é possível se informar sobre tudo o que acontece na corporação, acessar serviços prestados à comunidade, como os de segurança contra incêndio e a Carta de Serviços, além do acesso interno dos militares, como boletins gerais, acesso aos sistemas de saúde e informações internas.

 

Nas redes sociais a corporação está presente no FacebookCorpo de Bombeiros Militar do DF, Instagram@cbmdf, Twitter@cbm_df e YouTubeCorpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Nestes canais a comunicação está direcionada à população em geral com a divulgação de ações da corporação, informações preventivas e educativas, ocorrências em andamento e etc. Esta é uma excelente oportunidade para interagir com as pessoas e obter respostas do conteúdo que elas querem e conhecer mais do Corpo de Bombeiros.

 

Cerimonial

Esta é a área do CECOM responsável pela produção e execução das solenidades do comando geral, que seguem protocolos estabelecidos em lei. A equipe de cerimonial, que realiza a locução dos eventos, também é responsável pela Rádio Bombeiros Web.

A Rádio Bombeiros Web possui uma programação diária, com três programas ao vivo, de 13h às 15h, onde você pode pedir suas músicas e deixar recados para os ouvintes. Participa dos eventos internos e Externos (Como cerimonialistas, organização de eventos – seminários, Workshop, etc.). Também replicam notícias, dão dicas de prevenção à acidentes, informativos e fazem entrevistas.

 

Banda de Música do CBMDF

A Banda de Música do CBMDF é subordinada ao Centro de Comunicação Social e seus militares pertencem ao quadro de Músico Bombeiro Militar. Todos são musicistas formados, realizam treinamentos diários para encontrar-se em condições de bem executar canções, hinos pátrios, obras do repertório sinfônico, popular e religioso, com vistas a estimular o patriotismo e demonstrar, de forma educativa, um panorama musical diversificado, a executar a parte musical das honras militares inerentes às autoridades, participar de eventos de interesse da Corporação, desfiles militares, eventos e ações da corporação. Cabe o destaque para o projeto “Banda até você”, que arrecada alimentos em apresentações e leva para instituições em todo o DF.

English Português Español
Skip to content