Em celebração ao Dia Olímpico, contamos a história de uma bombeira ex-atleta

A comemoração do Dia Olímpico, celebrado hoje, 23 de junho, marca neste ano de 2021 exatamente um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Serão mais de 46 modalidades esportivas, com atletas de várias nacionalidades se enfrentando. Mas você sabia que o CBMDF tem uma ex-atleta de ponta atuando na corporação?

A cabo Juliana, lotada no 15º GBM, foi por duas vezes vice-campeã pan-americana de ginástica artística. Iniciante aos 4 anos de idade, Juliana treinou a nível de competição por 10 anos e alcançou o pódio dos jogos Pan-Americanos de ginástica artística nos anos de 1999 e 2000. “Representar o país foi uma sensação muito boa. Eu era muito jovem na época e não tinha noção do que o resultado representava, mas fiquei muito feliz com a colocação. Com a maturidade, hoje entendo que foi um resultado muito expressivo, principalmente por conta da minha idade (12 anos na época)”, revelou.

Sem perspectivas de se tornar uma atleta profissional adulta, Juliana abriu mão do alto rendimento no esporte por volta de 14 anos, mas nunca deixou a paixão de lado. Sob influência da modalidade, formou-se em Educação Física, chegou a dar aulas do esporte e atua até hoje na Federação Brasiliense de Ginástica, como árbitra da modalidade.

O esporte também preparou Juliana para vida profissional que escolheria depois. Muito além do preparo físico, ela ressalta como a disciplina e a resiliência promovidas pelo esporte a ajudaram a enfrentar os desafios de ser bombeira militar.

Ela destacou ainda o quanto praticar atividade física pode trazer benefícios a todas as pessoas. “Vejo como essencial, além do cuidado com a saúde física, os benefícios para a saúde mental. Muitas pessoas negligenciam, infelizmente, mas é uma coisa simples. As pessoas acham que praticar uma atividade é uma coisa fora da realidade, muito difícil, que demanda muito dinheiro ou muito tempo, muito esforço para incluir na rotina diária. Mas é algo que poderia ser incorporado na vida das pessoas e trazer inúmeros benefícios”.