Encontro Musical – Evento alusivo aos 125 anos de criação da Banda de Música

No dia 8 de novembro, a delegação composta por 31 militares músicos e 7 militares de apoio embarcou rumo ao Rio de Janeiro para um evento histórico. Tratava-se de um encontro musical das bandas do CBMDF e CBMERJ para um evento alusivo em comemoração aos 125 anos de criação da banda de música.

No dia 09, parte de delegação teve uma verdadeira aula sobre a história do Corpo de Bombeiros com o 1° Sargento Aldir, historiador e também um dos responsáveis pelo museu localizado no Quartel do Comando Geral do Rio de Janeiro. Na ocasião foram apresentadas viaturas e equipamentos usados desde o início da corporação até os dias atuais. Memórias foram resgatadas e os militares puderam conhecer um pouco mais sobre essa corporação tão respeitava e bem-quista pela sociedade.

No 10 de novembro, aconteceu o primeiro contato entre os militares da atual banda do CBMDF e CBMERJ. O dia começou com o discurso de agradecimentos do Capitão Franquimar, atual maestro titular da banda do CBMERJ “Não é apenas a transferência de conhecimentos técnicos e de ordenamentos legais. Não. É o calor humano entre irmãos; irmãos gerados através da divina arte, a arte dos sons, dos ritmos, da harmonia que desperta o amor, a esperança, a tristeza, alegria, em suma, por sua própria definição: a manifestação dos afetos da nossa alma mediante os sons.”.

Com uma manhã toda dedicada aos ensaios, um dos momentos mais emocionantes do dia aconteceu quando, todos os militares músicos, desfilaram no pátio do QCG ao som do Dobrado Batista de Melo.

O dia 11 começou com uma verdadeira demonstração de “amor à profissão”. Na ocasião, o Maestro e Major reformado BM José Cândido da Costa falou sobre a história da criação da banda de música e o seu legado como maestro da banda do CBMERJ durante os anos de 1984 a 1993. Não faltaram sorrisos e lágrimas de emoção; e ao final, depois de muitos anos, novamente ele regeu, de forma única, as bandas do CBMDF e CBMERJ. O dia seguiu com ensaios e mais ensaios, em busca da perfeição para o dia seguinte, o dia do concerto.

Dia 12, dia do tão esperado Concerto Sinfônico. Evento alusivo aos 125 anos de criação da Banda de Música do CBMDF. O concerto aconteceu no Quartel do Comando Geral do Rio de Janeiro, mais especificadamente no Museu. Momento histórico, em um lugar que retrata muito da nossa história. O evento que contou com a presença de várias autoridades Militares e Civis dos Estados do Rio de Janeiro e Brasília, que puderam ouvir músicas como Seleção Tim Maia, Coração de estudante, Aquarela do Brasil, Can’t take my eyes e o Hino do Soldado do Fogo. O repertório agradou a todos que estavam presentes e também aos que acompanharam tudo por meio da LIVE feita no Instagram do @CBMDF.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CRIAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA DO CBMDF.

Tudo começou quando o Ten. Cel. Eugênio Rodrigues Jardim, que comandava interinamente o Corpo de Bombeiros a época que em 27 de outubro de 1896, solicitou ao então Ministro da Justiça e Negócios Interiores, Dr. Alberto Torres, autorização para criar uma Banda de Música, atendendo a um antigo desejo de Oficiais e Praças da Corporação.

O pedido dava existência efetiva a uma instituição musical cujo destino histórico iria ligar-se indelevelmente à vida cultural da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A resposta do ministro foi imediata. No dia 30 de outubro de 1896, a proposta era atendida, mas com a ressalva de não acarretar “ônus para os Cofres Públicos”.

Em 1965 a Banda criada no antigo estado da Guanabara foi transferida para a nova capital. Desde então, já passaram pela Banda de Música 15 maestros titulares, sendo o Major Áulus Carvalho o atual.