English Português Español

Força-Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 01/09/2021

Dia 10 – 31 de agosto de 2021

Em 10 dias de atuação, a rotina estabelecida na base de operações da missão multidisciplinar brasileira de assistência humanitária à República do Haiti só se concretiza. Todos os membros da missão encontram-se no fim de cada dia, dando início aos preparativos para o dia seguinte.

Em 31/08, a meta foi finalizar as atividades em curso.

Em Torbeck, ainda em auxílio à obra missionária brasileira na região, foram escoradas e postas abaixo estruturas danificadas pelo terremoto de 14/08. Um trabalho complexo e minucioso que exigiu o emprego de técnicas apuradas diretamente relacionadas à atividade de busca e resgate em estruturas colapsadas em nível avançado.

Já em Corail, o lema “Vidas Alheias, Riqueza Salvar” esteve em evidência: as várias missões de apoio realizadas na comuna exigiram planejamento, dedicação e empenho das equipes.

O preservação da cultura local foi um dos objetivos do dia. O lustre e os sinos da igreja local, construída pelos colonizadores franceses da ilha, foram resgatados e serão utilizados na reconstrução de uma nova paróquia. Símbolos de resiliência de toda a comunidade.

A equipe médica finalizou três dias de serviço contabilizando mais de 100 atendimentos na comunidade.

Ao fim de mais um dia longo e cansativo todos regressaram à base com a certeza do dever cumprido e de ter feito a diferença na vida de muitos haitianos e também de brasileiros. Pouco depois, já estavam reunidos para trocar experiências e conversas sobre o dia seguinte.

       

Pular para o conteúdo