English Português Español

Força-Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 02/09/2021

Dia 11 – 01 de setembro de 2021

Espírito renovado, alma lavada, hora de retomar as atividades em prol da população local.

A longa distância e a obstrução de alguns trechos de estrada devido aos desmoronamentos causados pelo terremoto não têm sido problema. A equipe de apoio formada por motoristas, seguranças e intérpretes haitianos nos auxiliam nas questões de deslocamento e comunicação.

Na verdade, o altruísmo vem transcendendo fronteiras por aqui. A prova disso foi a atuação da Força Tarefa do Brasil no Haiti em conjunto com o destacamento argentino da organização humanitária intitulada “White Helmets – Cascos Blancos ”, criada na Síria pra atuar diretamente em cenários de guerra e que vem ampliando ainda mais a sua atuação em ações de caráter humanitário.

O hospital público de Corail, por exemplo, foi construído pelos argentinos e entregue a população local. Atualmente, é a base de atuação da equipe médica argentina que veio reforçar os atendimentos após o terremoto que devastou a cidade, inclusive o próprio hospital.

E , nesse sentido, foram estreitados os laços entre argentinos e brasileiros aqui no Haiti. O médico da delegação dos “Cascos Blancos” reforçou a equipe de atendimento brasileira enquanto a equipe BREC – Avançado, vinda do Brasil, realizou o escoramento e estabilização do hospital. Tudo acontecendo com muito sincronismo e empatia, tendo em vista o sentimento comum entre as equipes: a compaixão.

E assim seguimos pro fim de mais um dia de missão. Sensação de dever cumprido e disposição pra fazer muito mais!

 

 

Pular para o conteúdo