Força-Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 04/09/2021

Dia 13 – 03 de setembro de 2021

Equipe designada destino às cidades de Torbeck e Pointe Abacou, deslocamento da base às 8h com a finalidade de analisar seis estruturas: três casas, uma ponte, uma igreja e uma escola.

Após análise, a condenação das residências de Torbeck foi inevitável, os proprietários solicitaram a derrubada de suas casas pela Força Tarefa Brasileira no Haiti, entretanto, a equipe verificou que o risco da operação era muito elevado e que a possibilidade de salvaguardar vidas e bens era mínima, dessa forma, foi recomendado isolamento das habitações e a contratação de retroescavadeiras, a fim de realizar a derrubada completa das residências em tela.

Na análise da ponte verificou-se que a estrutura sofreu diversas avarias, todavia, a sua desativação se deu em 2016, bem antes do terremoto. Contudo, é algo que vem fazendo muita falta para população tendo em vista que esse é o percurso de acesso da comunidade até as escolas da região, o que sensibilizou nossos militares.

Com isso, foi vislumbrado pela Força Tarefa a possibilidade de reforma da ponte, o apoio do Frei Lori, missionário que atua na cidade, será fundamental para o sucesso da reforma. O brasileiro fez a doação dos cabos de aço, presilhas, abraçadeiras e madeiras que serão substituídas. A missão de reparo está sendo planejada para o próximo dia 6.

Já em Pointe Abacou, a análise estrutural foi direcionada a uma igreja e uma escola municipal. Na igreja, a recomendação é de que seja realizado o reforço em sua estrutura. Ao contrário disso, na escola, após avaliação minuciosa pelo engenheiro da equipe, optou-se pela interdição de todo complexo educacional.

Por fim, vale salientar que o apoio da comunidade religiosa brasileira no Haiti, tem sido de suma importância para o sucesso da nossa atuação.