Força-Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 07/09/2021

Dia 16- 06 de setembro de 2021

Todos os dias, quando saímos da base de operações rumo às missões que nos desafiam, um desejo único se intensifica na equipe: o desejo de fazer a diferença.

E pra conseguir explicar a nossa sensação de dever cumprido de hoje precisamos contar uma história que começou em 2009, quando o Frei Lori, mobilizou dezenas de colaboradores pra construir uma ponte.

A necessidade de garantir o acesso das crianças à escola fazia com que o Frei as carregassem no colo de um lado ao outro do rio. Não por falta de disposição, mas a transposição do rio, a pé e em tempos de cheia não era uma logística muito segura.

Por mais que o objetivo principal estivesse relacionado à educação das crianças, muitos encontros foram possíveis depois que a ponte foi construída. O encontro entre mestre e aluno foi apenas um deles.

Em 2016, com a passagem de um grande ciclone na região, a estrutura da ponte foi abalada e alguns cabos se romperam. Até hoje, havia dificuldade para se passar de um lado para o outro, mas amanhã será diferente!

Sim, nós fizemos a diferença!
Amanhã, a distância terá diminuído, os desafios do caminho não serão tão perigosos, novos encontros serão possíveis, e, em uma comunidade tão humilde, desejamos que a resiliência do seu povo se fortaleça para superar os desafios que ainda estão por vir.

Enquanto isso, outras duas equipes fizeram uma grande jornada de pouco mais de 3h e 30minutos de viagem, com destino a cidade de Jeremie, localizada ao Sudeste da ilha, distante 90km de Les Cayes.

A equipe médica mais uma vez se destacou. Com mínimas condições, realizaram inúmeros atendimentos incluindo intervenções cirúrgicas, deixando seu legado e demonstrando o real significado de responsabilidade social.

Dia intenso de compromissos e sentimentos! Vamos dormir cedo porque amanhã é feriado aí no Brasil, mas a alvorada na base de operações da Força Tarefa do Brasil no Haiti será às 3h da manhã!