English Português Español

Força Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 25/08/2021

No dia 24/08, o Comando da Força Tarefa da missão humanitária do Haiti, juntamente com seu staff, realizou a última reunião na capital, Porto Príncipe. Como participantes: o Coordenador-geral da missão humanitária, Armin Braun, o Ministro Jose Solla, a Encarregada de Negócios do Brasil no Haiti, Ministra Marissol Romaris, e a oficial de coordenação humanitária, Ana Maria, alinharam os objetivos da equipe brasileira que partirá para a cidade de Les Cayes.

Uma segunda reunião, feita remotamente com o Ten-Cel Adriano Azevedo, do Exército brasileiro, abordou conhecimentos e experiências desempenhadas em outras missões do Exército no Haiti.

Os demais militares acondicionaram os materiais e equipamentos para o deslocamento a Les Cayes amanhã. O percurso é de aproximadamente 200km em direção à região Sul do país, parte mais atingida pelo terremoto. Devido a precariedade da rodovia, a equipe permaneceu cerca de 6 horas viajando, onde teve seu início às 6 horas da manhã de quarta, com a finalidade de estabelecer uma base brasileira na cidade de Les Cayes para início dos trabalhos de busca e salvamento e de ajuda humanitária.

Além dos materiais transportados para a atividade, a Força Tarefa acondicionou, também, 90 cestas básicas e materiais de higiene pessoal para suprir as necessidades de 15 brasileiros. Dentre eles, são 14 freiras que se encontram isoladas nessa região do Haiti. Assim, a equipe tem como objetivo, alinhada com a embaixada brasileira, de auxiliar os brasileiros atingidos por este incidente.

Pular para o conteúdo