Força Tarefa Haiti – Missão Humanitária – 27/08/2021

O dia teve início hoje às 7h com o café da manhã de toda Força Tarefa, logo após a alimentação os militares foram reunidos e distribuídos em três equipes para realizar avaliações em campo.

A equipe de planejamento trabalhou arduamente durante a noite e madrugada para preparar todas informações necessárias, com a finalidade de alocar as equipes supra referenciadas nos pontos de maior destruição identificados pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), na cidade de Les Cayes.

Estando em campo, avançados no terreno, as equipes se depararam com as mais diversas dificuldades, necessitando de atuação em estruturas danificadas que ameaçavam a segurança das crianças na região, corte de árvore em risco de queda sobre residência e avaliação de estruturas pelo engenheiro da equipe.

Paralelo a isso, a equipe de buscas com cães promoveu a ambientação e socialização dos cães em local real de desmoronamento, necessário para ativar os animais. Foram utilizados cenários colapsados para ativação dos cães, eles corresponderam às expectativas da equipe Ksar, demonstrando boa desenvoltura no treinamento.

Após reunião do comando da operação com os membros do Departamento de Proteção Civil local, foi demandado a Força Tarefa no Haiti uma missão de reconhecimento em um estádio de futebol utilizado como moradia temporária para os desabrigados do terremoto, na oportunidade foi feita uma visita nas instalações do Médico sem Fronteiras que já vem atuando na região.

Outra missão de destaque foi o início das capacitações à equipe da Defesa Civil de Les Cayes na instalação, uso e manuseio dos aparelhos purificadores de água que serão doados à comunidade local depois da missão humanitária brasileira.

Como de costume, no fim do dia aconteceu a reunião dos líderes de equipes que atuam no desastre no SUB-OSOCC, o que contou com participação do Coronel Teixeira e Ten Cel Pedroso.

 

 

English Português Español
Skip to content