English Português Español

GPCIU realiza visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar do estado Paraná

Com a finalidade de buscar inovações tecnológicas disruptivas, o Comando do CBMDF enviou uma delegação de militares do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndios Urbanos (GPCIU/COESP) ao Corpo de Bombeiros Militar do estado do Paraná, para conhecer, testar e analisar um simulador de treinamento imersivo em realidade virtual de combate a incêndios urbanos, o SIMULADOR FLAIM, primeiro equipamento com este tipo de alta tecnologia na América Latina. A visita ocorreu de 07 a 09 do mês passado.

A delegação do GPCIU foi composta pelo Ten-Cel Krüger, Comandante do GPCIU; St Carvalho, da prontidão especializada do GPCIU; e 3º Sgt Cassimiro, da seção de operações do GPCIU; todos atualmente atuantes como gestores, pesquisadores, e instrutores especialistas da área de combate a incêndios urbanos do CBMDF.

Na oportunidade, além do conhecimento e análise de detalhes técnicos do equipamento, foram executadas diversas atividades práticas simuladas, como a realização de operações de combate a incêndios em uma grande diversidade de cenários e níveis de dificuldade. Nestas simulações foram verificadas inúmeras possibilidades de treinamentos operacionais, na medida em que foi possível sentir fisicamente ou visualizar com grande riqueza de detalhes muitas das dificuldades encontradas em operações reais, como avaliação geral de cenários complexos, percepção das sensações de calor real, falta de visibilidade, pressão na mangueira, amplitude de jatos, perda de equilíbrio, queda etc.

Após os treinamentos, a delegação do CBMDF foi cordialmente recebida pelo Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Gross, tendo este recebido os sinceros agradecimentos pela grande disponibilidade e excelente hospitalidade despendida ao CBMDF durante a visita técnica.

Pular para o conteúdo