English Português Español

Projeto “Histórias do CBMDF” resgata o passado da Corporação

Foram 38 episódios e mais de 23 horas de gravação. Nada menos que isso para conseguir extrair e manter registrada as memórias do início do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, contada pelo antigo Comandante-Geral do CBMDF, Cel. Paulo José. O responsável pelo projeto foi o Comandante Operacional Cel. Eduardo Mundim, que na sede do Comando Operacional, montou um pequeno “estúdio” para os descontraídos bate-papos.

E foi numa solenidade realizada ontem, no Auditório da ABMIL, que o projeto se tornou público oficialmente. O evento contou com a presença de vários ex-comandantes do CBMDF, oficiais, praças, alunos dos cursos de formação e também o Comandante-Geral da PMDF, Cel. Fábio Augusto.

Um compilado dos vídeos foi exibido, para dar um gostinho das histórias. Nele o Cel. Paulo José conta como o destino agiu para tirá-lo do futebol e dos estudos da medicina, ainda com 17 anos, até conduzi-lo ao posto de Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em 1986.  Ele ingressou em 1958, no primeiro ano da Escola de Oficiais do corpo de bombeiros brasileiro.

Sobre o evento, Cel. Paulo José declarou que “com esse projeto eu ganhei um presente, que foi o interesse das pessoas pela nossa história”. Já o Comandante-Geral do CBMDF, Cel. Alan observou que o evento celebrava os tempos: “O ensino do passado; a história e a vontade do presente e futuro, representado pelos alunos. Eu peço que vocês todos os dias preservem e respeitem o passado, vivenciem o presente  e almejem a melhoria do futuro. Se respeitamos o passado podemos projetar um futuro melhor”.

 

Os vídeos podem ser assistidos no canal do CBMDF no youtube: https://www.youtube.com/c/CORPODEBOMBEIROSMILITARDODISTRITOFEDERAL/featured

 

Pular para o conteúdo