Internacionalização do site do CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comunica a toda a sociedade do Distrito Federal e a toda a comunidade internacional que o nosso site agora conta com tradução para os idiomas inglês e espanhol. Essa iniciativa está alinhada à visão do CBMDF que busca, até 2024, com foco no cidadão e com responsabilidade socioambiental, realizar ações de prevenção e investigação de incêndio e atender às ocorrências emergenciais nos padrões internacionalmente consagrados.

O CBMDF é o primeiro órgão do Governo do Distrito Federal e o único Corpo de Bombeiros do país a contar com esta tradução para outros idiomas. Espera-se que esta ação intensifique a projeção do CBMDF a nível internacional, além de ampliar a já existente e intensa cooperação técnica entre o CBMDF e outros países.

Esta ação foi realizada com o apoio do Comandante-geral, Cel William Augusto Ferreira Bomfim e iniciativa e articulação da Assessoria para Acordos de Cooperação (ASCOP) e Assessoria Internacional do CBMDF, por meio de seu Chefe, Maj Efraim Miranda Lima e toda sua equipe. Contou-se também com o apoio técnico da Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (DITIC).

Portfólio do CBMDF

Ainda como parte da Estratégia de Internacionalização do CBMDF, foi disponibilizado no site um portfólio com uma apresentação do CBMDF, contendo, entre outras informações, nossas estruturas e cursos de especialização.

O portfólio pode ser acessado no site do CBMDF através da aba Institucional. A versão em português está descrita como Portfólio, a versão em inglês está descrita como Prospectus e a versão em espanhol, Portfólio – ES.

O Portfólio do CBMDF é um dos produtos do trabalho monográfico do Cadete Felipe Melo, que está sendo orientado pelo Chefe da ASCOP, Major Efraim. A apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos pré-requisitos para que o cadete do CBMDF seja aprovado no Curso de Formação de Oficiais e, assim, ascender ao oficialato. As versões em português e inglês foram confeccionadas pelo Cadete Felipe Melo e a tradução para o espanhol foi realizada pelo 3º Sargento Fúlvio Meirelles de Souza.

Cooperação Nacional e Internacional

As realizações supracitadas são parte dos avanços que o CBMDF vem realizando por meio de inúmeras cooperações nacionais e internacionais realizadas há décadas em diversas áreas.

Uma das primeiras cooperações técnicas realizadas pelo CBMDF, a nível internacional, ocorreu em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. Como resultado desta parceria o CBMDF aprimorou suas técnicas com a experiência japonesa e construiu duas torres de treinamento, a Torre Yokohama, inaugurada em 1982 e a Torre Tokyo, inaugurada em 1984.

Após a experiência com os japoneses, o CBMDF iniciou outras parcerias técnicas que deram condições de ampliar a visão na área de bombeiro especializado. A partir de então, foram realizados treinamentos com os grupamentos responsáveis pelos combates aos incêndios florestais do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, devido a similaridade e magnitude dos incêndios que assolam a Costa-oeste estadunidense, onde foram capacitados os bombeiros do Distrito Federal, tornando-os referência internacional nessa atividade que representa uma das mais significativas ocorrências no Centro-oeste brasileiro, devido ao longo tempo de estiagem.

Com um papel humanitário importante desempenhado pela Corporação, por intermédio da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional, foram desenvolvidos diversos projetos de cooperação técnica internacional com países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Europa.

Nos últimos anos, o CBMDF tornou-se um parceiro com grande potencial da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, onde realizaram projetos que foram desenvolvidos em países sul-americanos e caribenhos.

Hoje o CBMDF conta com um setor dedicado a todas as cooperações técnicas nacionais e internacionais, captação de recursos e assessoria internacional.  A Assessoria para Acordos de Cooperação (ASCOP) está diretamente subordinada ao Comandante-geral do CBMDF e sua equipe é composta pelo Major Efraim, 2º SGT Valdério Veloso, 3º SGT Vanessa e os estagiários de Relações Internacionais, Alessandro Rodrigues, Gabriela Santos e Júlia Nassar.