English Português Español

Campanha junho vermelho – Doe sangue

Junho é o mês dedicado à doação de sangue e queremos que você participe conosco

Em 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída em 2004 pela Organização Mundial de Saúde para reconhecer o trabalho de voluntários que ajudam a salvar vidas e apoiar ações que conscientizam a população sobre a importância de doar sangue.

Durante todo esse mês, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal estará envolvido nesta campanha de forma intensa.
Dessa forma, um total de 300 militares estarão se revezando às segundas-feiras para doarem, de forma voluntária, sua cota de contribuição para normalizar o estoque do banco de sangue no Hemocentro de Brasília.

Nesta segunda-feira, dia 06, o primeiro grupo de 60 bombeiros, compareceu ao hemocentro para dar inicio a campanha.

 

Apesar de alguns tipos sanguíneos estarem com estoque em níveis adequados, as doações precisam se manter contínuas

 

Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estão 53% maiores em relação a maio de 2021 e 23% menores em relação ao mesmo mês de 2020, ano em que a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus e houve a decretação de lockdown no Distrito Federal. Todos os grupos sanguíneos – exceto O positivo e O negativo – estão em níveis adequados. No entanto, as doações têm que se manter contínuas para todos os tipos, a fim de que os estoques permaneçam dentro dos níveis considerados seguros.
Desde o início de 2022, as reservas do único banco de sangue público do DF estão em níveis inferiores aos considerados seguros. A média de 166 doações de sangue por dia registradas neste ano, entre 1º de janeiro e 31 de maio, não tem sido suficiente para        alcançar os níveis de segurança.
O estoque estratégico do Hemocentro pode abastecer toda a rede pública do DF e hospitais conveniados de dois a sete dias, dependendo do hemocomponente (hemácia, plasma ou plaqueta), se não houver qualquer doação de sangue no período. A plaqueta é o hemocomponente com validade mais curta, de apenas cinco dias. Para mobilizar mais doadores de sangue nos meses de inverno, em função da inaptidão e
não comparecimento de candidatos, a fundação está enviando lembretes por e-mail e por ligação telefônica às pessoas que já podem fazer uma nova doação.

 

No Hemocentro de Brasília, Junho Vermelho será comemorado com programação musical e palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme (19 de junho):

Dia 09, às 14h30: Voz e violão Alessandra Terribili
Dia 13, às 10h: Banda da Aeronáutica
Dia 14, às 8h: Banda do Comando Militar do Planalto
Dia 14, às 9h30: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Dia 15, às 10h: Grupo Choro do Pato
Dia 15, às 8h30: Evento comemorativo sobre o Dia de Conscientização da Doença Falciforme

Confira as imagens do primeiro dia da ação:

 

Pular para o conteúdo