English Português Español

Live da banda de música do CBMDF emociona o público

Ontem, 28 de julho, a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realizou performance em comemoração aos 165 anos da Corporação. Com público presencial restrito em razão da pandemia de COVID-19, a organização do evento optou por transmitir a apresentação ao vivo no canal institucional do Youtube. A escolha foi acertada, com um público durante o evento próximo a 500 espectadores, oriundos de todo o Brasil.

O repertório contagiou o público, sendo um dos assuntos mais elogiados durante o evento, tanto por sua brilhante execução quanto pela escolha eclética de músicas, que hora emocionava, ora animava a plateia. Alguns dos artistas escolhidos foram Michael Jackson, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Luiz Melodia, Tom Jobim e Vinícius de Morais, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges, Scorpions, Queen, Frankie Valli, Gonzaguinha, além de um Pout-Pourri do Rock Brasiliense, com Plebe Rude e Paralamas do Sucesso.

O repertório foi regido pelos maestros Maj Áulus, Cap Amorim, 1º Ten Adilson e 2º Ten Ademir Junior, este último surpreendendo o público ao reger a música tema de Star Wars caracterizado como o personagem Darth Vader. O maestro titular da banda, Major Áulus, conta sobre a preparação musical para este evento: “A parte musical precisou ser trabalhada, como na preparação do arranjo para a música do filme Star Wars e também na música Can´t take my eyes off you, pelo 2º Ten Ademir Junior. Para chegar a esse resultado da live da ontem, foi uma construção e preparação desde janeiro”.

 

Histórico da Banda

A banda de música do CBMDF foi fundada no ano de 1896, tendo como seu patrono o Maestro Anacleto de Medeiros, que se tornou o primeiro maestro da banda, embora não fosse militar. Em 1965, foi transferida para a nova capital, sempre prestando serviços de grande relevância para a sociedade. Suas apresentações se estendem desde escolas, hospitais, praças públicas, solenidades cívico-militar e de natureza governamental.

Em 1996, a banda gravou seu primeiro CD, com hinos e canções, em homenagem aos 100 anos de sua criação. Em 2021, as gravações voltaram à agenda, com o intuito de divulgar ao mundo a imagem musical da instituição, lançando singles e, recentemente, um EP para plataformas digitais.

Desde 1965, já passaram pela banda de música 15 maestros titulares, sendo o Major Áulus Carvalho o atual.

 

Assista à live aqui.

 

 

Pular para o conteúdo