Missão de Cooperação Técnica entre o CBMDF e o Corpo de Bombeiros de El Salvador: Fortalecimento de Parcerias e Capacitação Internacional

Entre os dias 27 de abril e 12 de maio de 2024, uma delegação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, composta pelo Cap. QOBM/Comb. Túlio Stefani Colombaroli, instrutor e Chefe da Delegação, e os instrutores 2° Sgt. QBMG-2 Renato Almeida Lima, 3° Sgt. QBMG-1 João Nilton dos Santos Júnior e o 3° Sgt. QBMG-1 Gustavo Cunha Alves embarcou em missão para dar prosseguimento ao Projeto de Cooperação entre o CBMDF e o Corpo de Bombeiros de El Salvador.
A missão visa dar continuidade ao acordo de cooperação organizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), conforme registrado no Acordo de Cooperação Técnica Brasil x El Salvador, bem como fortalecer o conhecimento dos funcionários da Diretoria Geral do Corpo de Bombeiros de El Salvador em técnicas de gerenciamento de incidentes com materiais e perigosos e realizar treinamento técnico sobre o manuseio com estes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal tem se empenhado em aprimorar as habilidades de seus membros, disponibilizando uma ampla gama de cursos técnicos, profissionais, de especialização, graduação e pós-graduação, alinhados aos objetivos estratégicos do Governo do Distrito Federal para fortalecer seu capital humano.
Em conformidade com o Plano Estratégico do CBMDF (2017-2024), a instituição busca estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para lidar com situações emergenciais seguindo padrões internacionais. Nos últimos anos, o CBMDF tem desempenhado um papel ativo     em programas de cooperação técnica com várias organizações responsáveis pelo gerenciamento de emergências em países da América Central, Caribe, América do Sul e Europa.