English Português Español

CBMDF atinge níveis internacionais em atendimentos a Paradas Cardiorrespiratórias

          O Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP) é o serviço de referência em suporte avançado de vida do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) o serviço aéreo realiza atendimentos médicos pré-hospitalares em ocorrências de gravidade extrema no Distrito Federal e entorno. Nestas situações a rapidez no atendimento é fator primordial na sobrevivência dos pacientes e também na redução de sequelas decorrentes do agravo inicial.

          Voando pelos céus de Brasília e entorno, o GAVOP consegue atender a população em um tempo resposta significativamente menor ao de qualquer viatura de terra, além de levar consigo toda a equipe médica e equipamentos necessários para um atendimento de excelência.

          No que se refere ao atendimento as paradas cardiorrespiratórias (PCR), situação médica dramática em que coração e pulmão encontram-se parados, o GAVOP obteve êxito na reversão e no transporte de 24 pacientes, o que corresponde a 22% dos casos, mantendo a boa estatística dos anos de 2019 e 2020 do próprio serviço¹ e equiparando-se a dados internacionais de grandes serviços de atendimento pré-hospitalar².

 

1. Mônica Beatriz Ortolan LIBARDI, Adrielle de Sousa OVIDES2, Yara Stephany da SILVA. ANÁLISE ESTATÍSTICA DO SERVIÇO AEROMÉDICO UNIFICADO DO DISTRITO FEDERAL. 2021.Anais do(a) 2º Congresso Aeromédico Brasileiro. doi: 10.29327/152039.2-8.

2. Svensson L, Bohm K, Castrèn M, Pettersson H, Engerström L, Herlitz. J, Rosenqvist M. Compression-only CPR or standard CPR in out-of-hospital cardiac arrest. N Engl J Med. 2010;363:434–442. doi: 10.1056/NEJMoa0908991

Pular para o conteúdo