English Português Español

Outorga da Medalha Anacleto de Medeiros

Na manhã de 22 de novembro de 2022 o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por intermédio da Banda de Música, realizou a outorga da “Medalha Mérito Musical Anacleto de Medeiros”, no Auditório Coronel José Nilton Matos. Ao todo, foram condecorados 62 representantes da sociedade civil e militar, sendo todos recebidos pelo Comandante – Geral do Corpo de Bombeiros Militar do CBMDF, Cel. Alan Alexandre Araújo.

A Banda de Música da corporação fez uma grande apresentação, regida pelos maestros Major Áulus e Major Amorim tocando sucessos da música popular brasileira, rock e forró. O encerramento foi com a “Canção do Soldado do Fogo”, regida pelo 1º Ten. Adilson.

A outorga da comenda “Mérito Musical Anacleto de Medeiros”, criada por ocasião do Centésimo Décimo Oitavo Ano de implantação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, conforme estabelecido no Decreto nº 35.846, de 25 de setembro de 2014, sendo destinada a condecorar músicos, civis, militares e personalidades, como reconhecimento às suas contribuições com a história do segmento musical, na trajetória da Corporação e sua colaboração no âmbito da Capital Federal.

A solenidade de condecoração acontece no mês de novembro, devido às comemorações de aniversário da Banda de Música do CBMDF e no dia do Músico. O nome da medalha é uma homenagem ao antigo maestro da Banda de Música do DF, Anacleto Augusto de Medeiros, nascido no Rio de Janeiro em 1866. Coube a ele a transformação das bandas de música, inserindo suas habilidades de maestro, compositor, arranjador e transcritor. Dedicou ao Corpo de Bombeiros o dobrado Jubileu, uma das canções que mais gostava.

Pular para o conteúdo