Palestra sobre Usina Solar e Edificações Geradoras de Energia Fotovoltaica

No dia 19 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h30, ocorreu a Palestra sobre Usina Solar e Edificações Geradoras de Energia Fotovoltaica no Auditório da Academia Bombeiro Militar.

A geração de energia elétrica por Usina Solar ou Placas Fotovoltaicas já ocorre no Distrito Federal, e surgiu a necessidade do estudo da prevenção nesse tipo de incêndio. Constatado riscos potenciais ao se combater incêndios nesta nova tecnologia de geração de energia elétrica. Com isso, a palestra trouxe informações importantes e necessárias para que o CBMDF possa se preparar para esta nova tecnologia.

O palestrante, Eng. João Paulo de Souza, mestre do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e representante da Empresa ECORI – Energia Solar, ministrou sobre riscos em instalações de sistemas fotovoltaicos (Colapso de estruturas, Arco Elétrico e Incêndios), sobre fatores de risco sobre casos reais no Brasil e no Mundo, sobre diretrizes para bombeiros sobre instalações aplicadas em alguns países e sobre o Código Elétrico Nacional da Associação Nacional de Combate à Incêndios dos EUA. Ainda, tratou sobre como combater incêndios com a presença de sistemas fotovoltaicos e sobre os desafios com o crescimento do mercado.

O evento contou com a presença de militares da Departamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DESEG), do Comando Operacional (COMOP), da Diretoria de Estudos e Análise de Projetos (DIEAP), da Diretoria de Vistorias (DIVIS), da Diretoria de Investigação de Incêndio (DINVI), da Diretoria de Pesquisa, Ciência e Tecnologia (DIPCT), da Diretoria da Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC), do Centro de Manutenção Predial (COMAP) e de profissionais credenciados no DESEG.

Ao final, o palestrante tratou sobre a deficiência da legislação brasileira no tocante aos sistemas preventivos e procedimentos de salvamento e combate à incêndio envolvendo as estruturas que abrangem a energia fotovoltaica. Uma tecnologia já consolidada, mas que em termos de aprovação de projetos, vistorias e procedimentos padrões de combate a incêndios envolvendo a Energia Solar não acompanharam sua evolução e utilização. Além da palestra, foi realizada uma demonstração prática da principal causa de incêndios envolvendo Energia Solar: Arco Elétrico.

Após o evento, o palestrante e os demais representantes da Empresa ECORI – Energia Solar foram agraciados com Certificados de Agradecimento e Estatuetas de Recordação do CBMDF.