English Português Español

Parceria do CBMDF em simulado com plano de auxílio mútuo (PAM)

Na manhã do dia 20 de setembro, quarta-feira, o CBMDF participou de um simulado no Setor de Indústria e Abastecimento – SIA. Essa ação foi uma parceria entre empresas privadas e instituições públicas do Distrito Federal, visando ao treinamento de uma ação conjunta.

Na ocasião, o CBMDF atuou com o socorro especializado em Produtos Perigoso do GPRAM, viaturas tipo UR do GAEPH e viaturas de Salvamento, Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) – SIA. Além disso, participaram também Defesa Civil, SAMU, DER e PMDF; entre as empresas privadas, Transportadora Nova União e Ambipar Response.

A toda ação executada, um bombeiro especialista do GPRAM com o auxílio de um megafone traduzia a cena e as condutas, facilitando o entendimento de todos que assistiam ao simulado, como militares do EB e alunos do CFP 20 – CBMDF.

A cena em questão tratava-se de um acidente rodoviário entre um caminhão-tanque e um ônibus. Sinistro em que havia múltiplas vítimas, vazamento de combustível do caminhão, além de princípio de incêndio no motor do ônibus.

Em emergências rodoviárias dessa natureza, o Programa de Auxílio Mútuo (PAM) é ativado. Ele é caracterizado por uma associação voluntária entre empresas e poder público com o intuito de
ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes nas áreas de atuação das empresas. O objetivo é trazer maior segurança a funcionários e população do entorno, além de diminuir danos e prejuízos decorrentes de sinistros.

A grande ferramenta para o sucesso nas grandes operações é a boa articulação com integração entre os diversos setores. O CBMDF orgulha-se pela excelente execução no simulado, agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos e está à disposição para compartilhar treinamentos e aprendizados.

Pular para o conteúdo