English Português Español

Participe da 3ª Gincana de Sustentabilidade 2023 do CBMDF

Da Comissão A3P

Vem aí a 3a Gincana de Sustentabilidade do CBMDF. Em parceria com a Secretaria de educação e outras entidades não governamentais o projeto faz parte das comemorações oficiais da instituição, que esse ano completará 167 anos de existência. Importa lembrar que, o Corpo de Bombeiros foi criado no Rio de Janeiro, na década de 50, do século XIX, ainda no segundo reinado de Dom Pedro II.

Em 1964 o CBMDF abraçou o projeto de transferência da nova capital para o planalto central e se estabeleceu como instituição responsável por proteger vidas humanas, propriedade e meio ambiente, este último se traduz pelo cerrado e todo o seu bioma. Sendo assim, um traço da identidade da Corporação a coloca como primeira instituição a cuidar do meio ambiente no Distrito Federal.

Em 2015, por meio de convite do Ministério do Meio Ambiente, o CBMDF se filiou ao programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Com esse passo inúmeras ações colocaram a instituição junto ao Ministério do Meio Ambiente na vanguarda de defesa e luta pela sustentabilidade, o que resultou no título de 1º Bombeiro Verde do Brasil. Entre essas ações está o projeto da Gincana de Sustentabilidade, que esse ano terá a 3ª edição. Ela acontecerá no período compreendido entre abril e junho de 2023.
A gincana contará com a participação de 23 Grupamentos Bombeiros Militar e 23 escolas da Secretaria de Educação das diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

Serão premiados os participantes que coletarem a maior quantidade de materiais recicláveis e os alunos que realizarem os melhores trabalhos artísticos sobre preservação ambiental e sobre a profissão Bombeiro Militar.

Para a solenidade de encerramento, a Comissão A3P, gestora do projeto, conseguiu o apoio da Fundação 193, o que permitirá uma excelente premiação aos que melhor se classificarem.

É isso pessoal, ajude o CBMDF a ser cada dia mais sustentável, a cada instante um multiplicador de práticas que reverberam seu compromisso com o meio ambiente. A terra é nossa casa, nossa casa é a terra. Cuide, ame, proteja o meio ambiente.

 

Pular para o conteúdo