Projeto CBMDF: Bombeiro presente, aluno consciente

O Corpo de Bombeiros, em colaboração com a Gestão Compartilhada entre o CBMDF e SEEDF, está empenhado em impulsionar a conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes entre os alunos dos Colégios Cívico-Militares. Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes dessas escolas tem a oportunidade de receber instruções de primeiros socorros e participar de palestras de inteligência emocional.

O programa abrange não apenas conhecimentos essenciais de suporte básico de vida, incluindo técnicas como a manobra de Heimlich, contenção de hemorragias, procedimentos para desmaios e convulsões, mas também se concentra em um aspecto igualmente importante: a inteligência emocional.

Nas palestras de inteligência emocional, o foco é direcionado para aprimorar as habilidades de tomada de decisão dos alunos. Esse conhecimento é projetado para ser uma bússola orientadora em seus projetos de vida, abrangendo temas como enfrentamento de desafios, formulação de sugestões, iniciativa em ações, compreensão da autorresponsabilidade, busca por sonhos, conexão com a verdade interior, busca pelo conhecimento, fortalecimento da vontade, prática da reciprocidade, busca pelo sucesso, entendimento das linguagens do amor, exploração do conceito de “a boa sorte” e construção de um perfil comportamental sólido.

Por meio dessas abordagens interdisciplinares, os alunos têm a oportunidade não apenas de adquirir conhecimento, mas também de cultivar um crescimento emocional significativo. Todos os aspectos são adaptados às realidades e faixas etárias dos estudantes, garantindo que eles estejam preparados não apenas para enfrentar situações de emergência, mas também para florescerem como indivíduos maduros e resilientes.

Ao unir a expertise dos bombeiros com o ambiente educacional, a iniciativa colabora com o futuro de nossos jovens, capacitando-os a se tornarem líderes conscientes e emocionalmente inteligentes em suas jornadas pessoais e profissionais.

A iniciativa é conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como o 2º Tenente Djavan, 1º Sargento C. Jesus, 3º Sargento Lineker, 3º Sargento M. Henrique, 3º Sargento J. Rodrigues e 3º Sargento Ariane, lidera essa iniciativa. Cada membro da equipe ministra aulas durante uma semana em cada colégio, e ao término, os alunos são agraciados com certificados de participação.

Confira as imagens: