Relatório Quadrimestral – Maio a agosto de 2021

O CBMDF disponibiliza para download o relatório do 2º quadrimestre de 2021.

“Os meses de maio, junho, julho e agosto de 2021 foram marcados pelo início do período de estiagem, pela intensificação do combate à pandemia da Covid-19, pelo aniversário do CBMDF e pelo envio de uma equipe de bombeiros militares ao Haiti.

O 2º quadrimestre coincide com o início do período de estiagem que geralmente se estende até o mês de setembro no Distrito Federal. Nesse período há um crescimento exponencial dos incêndios florestais afetando substancialmente a vida das pessoas e o meio ambiente.

Para fazer frente a esse desafio foi desencadeado o Plano de Operação Verde-Vivo 2021, sob a coordenação do Grupamento de Proteção Ambiental, para regular o emprego dos recursos do CBMDF com os objetivos de prevenir e o combater os incêndios florestais e desenvolver na comunidade a consciência para a preservação da fauna e flora do cerrado brasileiro.

A Operação Verde-Vivo não afetou a rotina operacional da Corporação, que permaneceu prestando os demais serviços de segurança pública que lhe são afetos, como o combate a incêndio urbano, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndio e pânico, dentre outros.

O combate à pandemia da Covid-19 foi intensificado com ações voltadas à prevenção e recuperação dos infectados do público interno, apoio às instituições de acordo com as demandas apresentadas e a manutenção do atendimento emergencial à população. Vale ressaltar que nos meses de julho e agosto nenhum bombeiro militar da ativa foi infectado com o vírus.

No dia 2 de julho comemoramos o aniversário de 165 anos do CBMDF. A 30ª Corrida do Fogo, a Live da Banda de Música, a entrega da Comenda Imperador Dom Pedro II, a Sessão Solene no Senado Federal e a 15ª Travessia do Fogo foram alguns dos eventos em comemoração a essa data.

Por fim, no dia 22 de agosto, uma delegação de 32 bombeiros, sendo 24 do CBMDF, embarcaram para a Missão de Ajuda Humanitária no Haiti, voltada para o auxílio às vítimas do terremoto e da tempestade tropical Grace que atingiram aquele país.”

Mensagem do Comandante-Geral do CBMDF – Coronel QOBM/Comb. William BOMFIM

Relatório do 2º Quadrimestre de 2021 / CBMDF (114 downloads )