Renovada a parceria entre o CBMDF e a Secretaria de Estado de Saúde

Nesta segunda-feira, 08 de março de 2021, foi reiniciada a cooperação entre o CBMDF e a Secretaria de Estado de Saúde para remoção inter-hospitalar de pacientes acometidos com a COVID-19.

O objetivo da parceria é agilizar o transporte desses pacientes na rede hospitalar para que haja a desocupação dos leitos de UTI, aumentando, assim, as vagas disponíveis para acomodar os pacientes que apresentam quadro clínico mais grave e que necessitam do suporte avançado.

O CBMDF colocou à disposição da população mais quatro viaturas tipo ambulância para atendimento de pacientes acometidos pela doença e que necessitam de remoção inter-hospitalar. São duas Unidades de Suporte Intermediário, compostas por um condutor do CBMDF e um enfermeiro do SAMU; e duas Unidades de Suporte Básico, constituídas de um condutor do CBMDF e um técnico de enfermagem do SAMU.

Na primeira fase da cooperação, ocorrida entre julho e novembro de 2020, o CBMDF apoiou em 1370 transportes sanitários de pacientes com COVID-19.

As viaturas disponíveis ficarão sediadas no Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar – GAEPH – e estarão à disposição para atender, inicialmente, os transportes do Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Regional da Ceilândia e Hospital de Campanha da PMDF.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, podendo ser estendido aos finais de semana. Desta maneira o Corpo de Bombeiros Militar do DF reforça seu compromisso com a população, cumprindo sua missão de proteger vidas.