Reunião entre Comandante-Geral e Embaixador do Gabão: Laços Institucionais e Cooperação Internacional

Na tarde de 20 de março de 2024, foi realizada uma reunião no Gabinete da Comandante-Geral.

Participaram da reunião a Exma. Comandante-Geral, Coronel Mônica de Mesquita Miranda, o Embaixador do Gabão, S.E. Sr. Jacques Michel Moudoute-Bell, além do Major Hugo da Silva Melo, chefe da ASCOP, o Sargento André Neves, assessor, Luana Freitas, Guilherme Alencar e Nicole Santos, estagiários de Relações Internacionais.

Durante o encontro, diversos temas foram abordados, incluindo a iminente saída do Embaixador e da Embaixatriz em 2025, assim como a próxima aposentadoria da Comandante-Geral ainda este ano. A Comandante-Geral também fez elogios à Embaixatriz Julie Pascale Moudoute-Bell, e ambos expressaram gratidão pela relação amistosa entre as instituições.
O embaixador manifestou interesse em uma cooperação técnica entre o CBMDF e os Bombeiros do Gabão, sugerindo que essa colaboração possa ocorrer sob as próximas lideranças. Ele enalteceu a Comandante-Geral por ser a primeira mulher no Brasil a ocupar esse cargo e expressou esperança de que o CBMDF mantenha uma relação amistosa com a Embaixada do Gabão.
Durante a discussão, o Embaixador também demonstrou interesse nas cooperações técnicas realizadas pelo CBMDF, especialmente aquelas envolvendo países africanos.
A reunião foi encerrada com uma conversa de agradecimento e uma reflexão sobre a relação positiva entre as instituições até o momento, seguida por uma troca de presentes institucionais.