Reunião no Quartel do Comando Geral do CBMDF com a Embaixada da República Dominicana no Brasil

Na noite do dia 23 de maio, ocorreu uma importante reunião no Quartel do Comando Geral do CBMDF entre a Embaixada da República Dominicana no Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar o Distrito Federal. Estiveram presentes na reunião SE Sra. Patricia Selma Villegas Garcia, o Capitão de navio Abel Esmurdoc Adido de Defesa Militar, Naval, Aéreo e Policial, o Primeiro Secretário Junior Pérez, a Comandante-Geral Cel. Mônica de Mesquita Miranda, o Chefe da Assessoria Internacional Major Hugo, o Tenente Felipe Melo, o Sargento Valdério Veloso – Assessor de Relações Internacionais, a Sargento Vanessa Neves – Assessora Internacional e a estagiária de Relações Internacionais, Luana Freitas. A Embaixada da República Dominicana solicitou ao CBMDF um treinamento para os bombeiros dominicanos, com o objetivo de lidar com a crescente demanda turística no país. Durante a reunião, a Embaixadora parabenizou a Comandante-Geral Mônica pela sua posse como primeira mulher no cargo, ressaltando a importância da equidade de gênero em posições de comando.

Foi mencionado que a busca por turistas da República Dominicana motivou a Embaixadora a contatar o CBMDF. O General Matsunaga solicitou cursos de treinamento com duração de 15 dias para os bombeiros dominicanos, estabelecendo duas semanas disponíveis: 19 a 23 de junho e 26 a 30 de junho.

A Comandante-geral, Cel. Mônica de Mesquita Miranda, ressaltou que o processo do acordo já está em andamento e que o CBMDF tem interesse em colaborar. Além disso, foi mencionado que a polícia militar também fornecerá treinamento à Polícia Nacional dominicana por um mês, até a formatura da polícia e dos bombeiros dominicanos em 1° de junho. A cerimônia de formatura contará com a presença do Presidente da República Dominicana, S.E Sr. Luís Abinader, e da SE Sra. Patricia Garcia, juntamente com outras autoridades.

Durante a reunião, a Embaixadora elogiou a capacitação dos bombeiros brasileiros (CBMDF), destacando sua referência na América Latina nessa área. A Comandante-Geral, Cel. Mônica, enfatizou que a colaboração trará benefícios significativos para o CBMDF. A alta demanda turística na República Dominicana foi enfatizada, com uma perspectiva de receber 10 milhões de turistas neste ano, equivalente ao número de habitantes dominicanos.

Também foi mencionada a elevada demanda por produtos alimentícios, como a carne suína do Brasil, tanto para os dominicanos, haitianos quanto para os turistas, sendo o Brasil a principal fonte latino-americana desses produtos. A Embaixadora ressaltou o protagonismo do Brasil na organização estrutural da República Dominicana, enquanto a Comandante-Geral, Cel. Mônica evidenciou a importância de compartilhar conhecimentos entre os países, permitindo que cada um contribua com suas habilidades.

A Embaixadora Patrícia Villegas de Jorge, enfatizou que os dominicanos estão cada vez mais conectados com o Brasil e a reunião foi encerrada com agradecimentos mútuos pelo diálogo produtivo e o compromisso de continuar fortalecendo a colaboração entre o CBMDF e a República Dominicana.