Servidores das forças de segurança podem participar do processo eleitoral dos Consegs

Quem quiser participar como eleitor deve realizar cadastro até 6 de setembro.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) abriu o prazo para cadastro dos eleitores, que poderão votar nas chapas candidatas aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O registro é simples e rápido e está disponível até o dia 6 de setembro pelo link disponibilizado pela secretaria. O serviço está disponível a todos os cidadãos residentes no Distrito Federal, inclusive aos servidores das forças de segurança. Os interessados, ao efetuarem o cadastro, deverão anexar título de eleitor, documento oficial com foto e comprovante de residência. O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal correspondente à área de abrangência do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para o qual que se pretenda votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário, mas o cadastro prévio no sistema do processo eleitoral é obrigatório.
Para se autenticar no sistema de cadastro para votação dos Consegs basta ter uma conta de usuário no serviço GovBr, do Governo Federal, mecanismo amplamente utilizado em todo o País, que já conecta mais de 100 milhões de usuários. É aquele mesmo sistema que o cidadão utiliza para se conectar em aplicativos como o Carteira Digital de Trânsito, o Portal Meu INSS, os serviços da Receita federal e do SUS, entre outros. O registro no GovBr é gratuito e está disponível no site do serviço do Governo Federal. A campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 14 de setembro e 28 de outubro. A votação, por sua vez, se dará no dia 29 de outubro. Para votar, o eleitor deverá ter um cadastro válido no sistema da SSP/DF e comparecer presencialmente na região administrativa no dia de votação. Os votos serão registrados em urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal, trazendo ao pleito eleitoral credibilidade, segurança e transparência. Os locais de votação serão informados no dia 10 de outubro.
Sobre os Consegs
Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área, inclusive auxiliando os órgãos de Segurança Pública do Distrito Federal. Para tanto, os conselhos realizam reuniões ordinárias mensais onde a comunidade contribui com críticas, sugestões e observações de situações que envolvem a segurança pública direta ou indiretamente, articulando melhorias para as regiões junto a outros órgãos da segurança pública do DF, além das Administrações Regionais e aqueles ligados à infraestrutura e ações sociais, por exemplo.

Prazo para cadastro eletrônico: até 06 de setembro.
Dia das eleições: 29 de outubro, das 09h às 17h.
Local de votação: na Região Administrativa do eleitor por meio de urna eletrônica.

Sistema de Cadastro de Eleitores Voluntários:

Informações adicionais: