English Português Español

Solenidade de entrega da comenda Imperador Dom Pedro II

Ocorreu na última sexta-feira, 16 de julho, o ato solene de entrega da comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, cujo grau Comendador é considerado a maior honraria do CBMDF. Na ocasião, o Deputado Distrital Rafael Prudente, Governador em exercício do Distrito Federal, ladeado pelo Comandante-geral do CBMDF, William Augusto Ferreira Bomfim, agraciaram militares e civis com a medalha Dom Pedro II. Estiveram presentes, ainda, o Almirante-de-Esquadra-Comandante da Marinha do Brasil, Almir Garnier Santos; representando o Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Divisão Comandante Militar do Planalto, Rui Yutaka Matsuda; e o Tenente-Brigadeiro do Ar, Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior.

Após a entrega da comenda aos agraciados, o público teve a oportunidade de presenciar um desfile militar em continência ao Governador em exercício do Distrito Federal, com a presença de pelotões do Curso de Formação de Praças 17, viaturas da Corporação e ainda a passagem do helicóptero Resgate 04 e do avião Nimbus 1.

A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II” destina-se a agraciar os bombeiros militares do CBMDF que tenham prestado notáveis serviços à Corporação do Distrito Federal ou ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão; e aos demais servidores militares de outras corporações, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, pelos serviços prestados; os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; e as organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras de homenagem especial do CBMDF.

A medalha Dom Pedro II, foi instituída no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por meio do Decreto nº 24.275 de 08 de dezembro de 2003. A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II”, é uma homenagem ao sétimo filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Nascido em 02 de dezembro de 1825, Dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeiro Corpo de Bombeiros Brasileiro e o embrião do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, tornando por esses méritos, Patrono da Corporação.

Pular para o conteúdo